Apresentação

logonova horizontal cor

 
A NOVA Medical School|FCM (NMS|FCM) celebrou em 2019, 42 anos de existência.

A NMS|FCM é uma unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa.
Conta atualmente com 1.695 alunos no Mestrado Integrado em Medicina, 37 na Licenciatura em Ciências da Nutrição e 399 em formação pós-graduada e um total de 677 docentes e investigadores.

A estratégia de integração gradual de docentes e investigadores estrangeiros, aliada ao número de estudantes de pós-graduação internacionais (12%) e de estudantes da NMS|FCM em regime de mobilidade (5%) é reveladora não só da abertura da Faculdade ao exterior, mas também da projeção internacional que tem vindo a adquirir e que pretende fortalecer no futuro.

A NMS|FCM atingiu em 2019, pelo quarto ano consecutivo, a 1.ª posição nas classificações de entrada no Ensino Superior em Medicina, na Região de Lisboa e obteve 74% de colocados em 1.ª opção.

É a Faculdade de Medicina com o melhor rácio tutor/aluno  (1/3) nos anos clínicos em Portugal e os seus alunos obtêm excelentes resultados no exame de acesso à especialidade.

A recente Licenciatura em Ciências da Nutrição, que abriu no ano letivo anterior, obteve pelo segundo ano consecutivo a nota de acesso mais elevada nacional, a par de outros cursos da NOVA e contou com 80% de alunos colocados em 1ª opção.

A NMS|FCM trabalha com várias unidades de saúde associadas, o que permite aos nossos alunos usufruir de uma diversidade de locais de ensino e um conhecimento da realidade hospitalar e de cuidados de saúde primários mais abrangente. Para além disso, a criação do Centro Médico Universitário de Lisboa (CMUL), consórcio formado em 2015, entre a NMS|FCM e o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHCL) e que se prevê seja alargado a mais instituições, permite oferecer um melhor e mais integrado ensino clínico aos estudantes da Faculdade, disponibiliza melhores condições de formação contínua aos profissionais e fomenta a abordagem científica na prática assistencial.

O Polo de Investigação foi um dos grandes investimentos recentes da Faculdade. A sua abertura, em 2013, para além da melhoria das atividades pedagógicas (Biblioteca e Centro de Simulação Clínica), permitiu a criação de espaços de excelência para investigação. Nele funcionam para além da Biblioteca, o CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas), que reúne toda a investigação desenvolvida na Faculdade e que integra 3 unidades de investigação: TOXOMICS (Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana) e CHRC (Comprehensive Health Research Centre) e iNOVA4Health (programa de medicina translacional).

Motivo de orgulho é também a distinção que a NMS|FCM recebeu do Ministério da Saúde com a Medalha de Serviços Distintos, grau “Ouro”.