Coleção Especial Celestino da Costa

 bib celestino costa

A Coleção Biblioteca Médica Professores Doutores Augusto Celestino da Costa e Jaime Celestino da Costa, doada à Faculdade de Ciências Médicas em 2013, para fins de estudo e investigação, contém cerca de 1100 exemplares entre trabalhos académicos e livros das respetivas bibliotecas pessoais nas áreas da história da medicina, histologia e embriologia e cirurgia cárdio-torácica

 

Posso consultar os exemplares desta coleção?

Sim, desde que tenha efetuado a inscrição na Biblioteca NOVA-FCM (Cartão de Utilizador), através do Balcão de Atendimento (Piso 0).

 

Como requisitar materiais desta colecção?

Para solicitar a consulta dos documentos já disponíveis desta Coleção (trabalhos publicados e pastas), deverá consultar o catálogo da biblioteca seleccionando a Coleção Celestino da Costa) e obter a Cota dos documentos/Caixa a que pretende aceder. De seguida, deverá dirigir-se ao Balcão de Atendimento e preencher a requisição para o efeito.

 

Há limite de requisição de exemplares?

Pode solicitar a consulta até 5 exemplares por requisição. Se necessitar consultar outros exemplares terá que se dirigir ao Balcão de Atendimento, entregar os exemplares a que teve acesso e requisitar novos. Se se tratar de documentos em Caixas, somente poderá consultar 1 pasta por requisição e deverá colocar os documentos por ordem depois de consultados na respectiva Caixa.

 

Onde posso consultar estes documentos?

Somente na sala de leitura (Piso -2), preferencialmente nas mesas próximas do armário da Coleção. O manuseamento dos exemplares deverá ser feito com cuidado, dada a natureza destes documentos, de modo a poderem estar disponíveis no presente e para o futuro. Se alguma folha se soltar ou se registar algum dano no exemplar peça ajuda ao bibliotecário.

 

Posso reservar previamente exemplares para consulta?

Sim, se já for utilizador regular da Biblioteca. Para tal deverá enviar o seu pedido, anexando a requisição (em PDF) para o endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Posso solicitar fotocópia ou digitalização dos materiais?

Dada a necessidade de preservação dos materiais em causa não é permitido, neste momento, a cópia destes documentos.

 

Para saber mais sobre a coleção, clique aqui (PDF)

Para aceder ao Espólio Celestino da Costa, no Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação da Ciência e Tecnologia, clique em: https://arquivo.fct.pt/catalog