II Ciclos

MESTRADOS

Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem 90 a 120 créditos e uma duração normal compreendida entre três e quatro semestres curriculares de trabalho dos alunos.
No ensino universitário, o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre deve assegurar que o estudante adquira uma especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais.
1— O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra:
a) Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde um mínimo de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos;
b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respetivas normas regulamentares, a que corresponde um mínimo de 35%do total dos créditos do ciclo de estudos.
2— Os valores mínimos a que se refere o n.o 1:
a) Não se aplicam ao ciclo de estudos integrado a que se refere o artigo 19 do Decreto-Lei n.o 74/2006 de 24 de Março.
b) Podem ser alterados por decisão da agência de acreditação a que se refere o artigo 53 do Decreto-Lei n.o 74/2006 de 24 de Março.

Voltar à lista de Mestrados