Ressonância Magnética Multiparamétrica no Carcinoma da Próstata

Dr. João Lopes Dias

NMS | FCM e CHLC

Apresentação
O Curso de Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata (RM-MP) dirige-se a urologistas e radiologistas. A RM-MP tem sido crescentemente utilizada no diagnóstico, localização e estadiamento do cancro da próstata, com elevadas especificidade e sensibilidade. Esta técnica combina sequências morfológicas e funcionais, permitindo avaliar o tumor de forma mais completa: topografia, extensão e comportamento biológico. Estudos recentes comprovam a correlação da RM-MP com a agressividade tumoral, abrindo perspetivas para a sua utilização na seleção de doentes para tratamentos curativos focais e protocolos de vigilância ativa.

Haverá uma componente teórica de enquadramento dos conceitos atuais de diagnóstico e tratamento de carcinoma da próstata localizado. Na componente prática, os participantes – urologistas e radiologistas – terão a oportunidade de desenvolver competências para analisar e descrever imagens de RM-MP. Terão a oportunidade de participar na análise de casos de RM-MP numa estação com um radiologista com experiência na área.

Objetivos
Atualização de conhecimentos no diagnóstico e tratamento do carcinoma da próstata.

Programa
Apresentação de temas de diagnóstico e tratamento e abordagem imagiológica teórica complementada por avaliação prática de RM no carcinoma da próstata.

• Ana Meirinha, MD | Interna de Urologia do Hospital de S. José
  • Cabrita Carneiro, MD | Assistente de Urologia da NMS|FCM
  • Calais da Silva, MD | Assistente de Urologia da NMS|FCM
  • Carlos Silva, MD, PhD | Professor de Urologia da Universidade do Porto
  • Cecília Leal, MD | Assistente de Radiologia do Hospital de Sta. Marta
  • João Lopes Dias, MD | Interno de Radiologia do Hospital de S. José e doutorando da NMS|FCM
  • João Pina, MD | Interno de Urologia do H. S. José
  • José Venâncio, MD | Diretor do Serviço de Radiologia do IPO-Francisco Gentil, Lisboa
  • Kris Mays, MD | Urologista do Hospital da Luz
  • Luis Campos Pinheiro MD, PhD | Diretor do Serviço de Urologia do Hospital de S. José
  • Manuel Abecasis, MD |Assistente Graduado Sénior, Serviço de Radiologia do Hospital de Sta. Maria
  • Nuno Vasco Costa, MD| Interno de Radiologia do Hospital de S. José
  • Pedro Pegado, MD | Interno de Radiologia do Hospital de S. José
  • Rui Mateus Marques, MD, PhD | Diretor do Serviço de Radiologia do Hospital de S. José
  • Tiago Bilhim, MD, PhD | Assistente de Radiologia no CHLC, EPE

Destinatários
Médicos urologistas e radiologistas

Critérios de Seleção
Ordem de inscrição

Regime de faltas
Só terão certificado de presença os alunos que tiverem uma assiduidade mínima de 80% da totalidade do curso.

Numerus Clausus
Mínimo: 7
Máximo: 18

Data de realização