Publicação Científica - 4ª Edição (b-Learning)

Curso Pós-Graduado de Publicação Científica – 4ª Edição (b-Learning)
6 ECTS

Coordenação
Prof. Doutor Pedro Alberto Escada

Apresentação
A publicação dos resultados das investigações experimentais ou das observações realizadas durante a atividade clínica é fundamental para o avanço da ciência e é uma motivação sempre presente nos investigadores e nos cientistas ou profissionais ligados à área biomédica. A literatura científica, todavia, tem diferenças notáveis relativamente à literatura tal como é designada habitualmente nas humanidades.

A redação de um artigo científico destinado à publicação numa revista científica de publicação periódica não deixa um espaço muito amplo para exercícios de estilo literário, antes obriga a um esforço de síntese intelectual e à adaptação de um modelo de escrita que é altamente rígido e estruturado.

Na atualidade, o ensino pré e pós-graduado não prepara da forma mais eficiente os profissionais no sentido de serem capazes de planear, preparar e orientar a publicação de artigos científicos. O objetivo deste curso é o de desenvolver competências básicas para a publicação de artigos em revistas científicas de publicação periódica.

Este curso foi concebido para profissionais que ambicionem, por motivos académicos, profissionais, ou outros, publicar artigos científicos em revistas científicas de publicação periódica com comissão de seleção (peer review). Por outro lado, por ter uma atividade presencial mínima (12 horas para um total de 157 horas de trabalho) e permitir uma flexibilidade horária máxima nas tarefas que são realizadas online, é o curso ideal para os candidatos que tenham uma atividade profissional intensa ou que trabalhem ou residam longe da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas e de Lisboa.

Os tópicos do curso, que serão desenvolvidos ao longo de 11 semanas (10 semanas online e 1 semana com 1 dia de aulas presenciais), incluem aspetos muito práticos dirigidos à preparação dos manuscritos como sejam: os tipos e estrutura dos artigos, a autoria, as secções dos artigos, as referências bibliográficas e a utilização de software para a gestão das referências, o processo de submissão e de revisão dos manuscritos e os aspetos éticos da publicação.

Objectivos
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:

1. Fazer a distinção entre redação científica e redação não científica e reconhecer o valor das revistas científicas de publicação periódica na divulgação das redações biomédicas de índole científica.
2. Descrever os tipos de artigo presentes nas revistas científicas de publicação periódica, a sua função, a sua estrutura e as suas secções particulares.
3. Preparar adequadamente um manuscrito destinado a ser submetido para publicação numa revista científica de publicação periódica.
4. Conduzir de forma eficiente a interação com os editores e revisores das revistas científicas durante o processo de revisão dos manuscritos, com vista à publicação final.

Destinatários
Profissionais da área biomédica (médicos e outros) ou estudantes do ensino pré-graduado ou pós-graduado, que ambicionem ou necessitem de publicar artigos científicos em revistas científicas de publicação periódica com comissão de seleção (peer review), por motivos profissionais, académicos, ou outros.

Corpo Docente
Pedro Alberto Escada |  Licenciado em Medicina (FCM), Mestre em Audiologia (FCM), Doutor em Medicina (Otorrinolaringologia) Professor Auxiliar Convidado de Otorrinolaringologia da FCM. Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Egas Moniz, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.
Coordenador e Docente em 26 cursos de pós-graduação na FCM desde 2009: cursos de dissecção do osso temporal (13), cursos práticos de cirurgia naso-sinusal (5), cursos de monitorização electrofisiológica intra-operatória do nervo facial (2), cursos de publicação científica (4), cursos práticos de cirurgia das glândulas salivares (2).

José Miguel Araújo Martins |  Especialista de Otorrinolaringologia do Hospital de São José, Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE, Assistente Convidado de Fisiopatologia da FCM, UNL, Doutorando em Medicina da FCM, UNL, na especialidade de Investigação Clínica.

Metodologia de Ensino

Durante o curso os alunos serão solicitados a realizarem trabalhos de casa, a completarem questionários de avaliação que serão de resposta múltipla e deverão ainda completar a Avaliação Intercalar e a Avaliação Final. Quando programada, cada uma destas atividades estará indicada de forma bem explícita na Agenda semanal na página principal do curso e deverá ser completada ou submetida antes de terminada a semana, ou seja, até às 24 horas de Domingo.

Os trabalhos de casa consistirão na elaboração de uma tarefa bem determinada. Os questionários de resposta múltipla serão temáticos, abrangendo um tópico muito específico do curso. A avaliação Intercalar abrangerá os temas desenvolvidos durante as primeiras 5 semanas do curso e a Avaliação Final abrangerá o conteúdo curricular do todo o curso, incluindo os tópicos que já foram abrangidos pela Avaliação Intercalar e pelas outras avaliações. A Avaliação Intercalar e a Avaliação Final poderão incluir perguntas de resposta múltipla, perguntas de resposta curta e perguntas de desenvolvimento. Todas as avaliações poderão ser realizadas com consulta (open book), mas deverão ser realizadas individualmente e respeitar todas as regras de honestidade e integridade académica.

A classificação final será obtida pela ponderação das seguintes classificações parcelares:
Fórum de discussão – 25%
Trabalhos de casa e questionários – 20%
Avaliação Intercalar – 20%
Avaliação Final – 35%

Programa

O curso decorrerá em 11 semanas consecutivas. A 8ª semana será constituída por um dia de aulas presenciais e trabalhos suplementares.
Cada uma das semanas online inicia-se às 0.00 horas de segunda-feira e termina às 24.00 horas do Domingo.
Em cada uma das semanas do curso, os alunos deverão:
1. Rever os objectivos de aprendizagem indicados para a semana.
2. Ler a lição disponibilizada na pasta “Apresentação da semana em Power Point”.
3. Ler os textos fornecidos ou sugeridos na pasta “Leituras suplementares”. Adicionalmente poderão ler outros textos sobre os tópicos mencionados que obtenham fruto da sua própria pesquisa.
4. Participar na discussão da semana a partir dos tópicos sugeridos na pasta “Tópicos para discussão no fórum”.
5. Completar e submeter todos os trabalhos de casa ou avaliações programadas sem ultrapassar o prazo indicado.

Leituras suplementares:
Todos os materiais de leitura suplementares, além dos livros de texto, estão disponíveis na pasta “Leituras suplementares” de cada uma
das semanas do curso.
Todos os artigos fornecidos destinam-se exclusivamente a serem utilizados como materiais educativos para utilização neste curso

Fórum de discussão:
Este curso é um curso on-line. Logo a participação on-line é mandatória. As discussões serão conduzidas através do fórum de discussão on-line.
No início de cada semana uma (ou mais do que uma) questão de discussão será colocada no fórum de discussão. A questão de discussão é coincidente com os tópicos indicados na pasta “Tópicos para discussão no fórum”.
Todos os alunos deverão ler a questão de discussão e participar na discussão on-line. A sua participação on-line conta para efeitos da atribuição da nota final do curso.
Em resposta à questão (ou questões) de discussão, os alunos deverão elaborar uma resposta inicial elaborada e substantiva e submeterem-na para o fórum de discussão preferencialmente até às 24 horas de 5ª feira. Desta forma, permitirão a elaboração de comentários ou respostas à sua participação, por parte dos outros participantes, nos 3 dias seguintes da semana.
A resposta deve ser original, significando que deve exprimir as ideias do aluno utilizando as suas próprias palavras. A cópia e a colagem (copy-paste) de textos a partir de sítios da internet ou de quaisquer outros materiais de referência, sem comentários adicionais que sejam pertinentes e revelem elaboração intelectual, penalizarão a avaliação do trabalho.
Adicionalmente, os alunos deverão remeter pelo menos um outro comentário para o fórum de discussão, em resposta ou em comentário às participações dos outros alunos.
A avaliação da participação no fórum de discussão do curso atenderá ao número semanal de participações (pelo menos uma participação inicial e uma outra em resposta à participação de outro aluno), assim como à relevância do seu conteúdo.

Programa PC

 Informações Gerais

Duração | 157 horas de trabalho total
ECTS | 6
Data de início | 7 de setembro de 2015.
Data limite de inscrição | 15 de agosto de 2015.
Horário | O curso decorrerá em 11 semanas consecutivas. A 8ª semana será constituída por um dia de aulas presenciais e trabalhos suplementares. Cada uma das semanas online inicia-se às 0.00 horas de segunda-feira e termina às 24.00 horas de domingo.
Critérios de Selecção | Avaliação curricular
Regime de faltas | Tratando-se um curso online em que nenhuma das avaliações é feita em regime presencial, este item não se aplica desde que o resultado da avaliação seja positivo.
Numerus Clausus | O Curso funcionará com um mínimo de 13 e um máximo de 20 alunos.

Informações e Inscrições
Divisão Académica - Secção de Pós-Graduação
Campo Mártires da Pátria, 130 - 1169-056 Lisboa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | www.fcm.unl.pt
Tel.: 21 880 30 66 | Fax: 21 880 30 68

Candidatura On-Line