Trabalhar na Biblioteca

Bem-vindos à Biblioteca!

A Biblioteca tem turnos de atendimento ao público assegurados por estudantes remunerados atualmente entre as 18:00 e as 20:00h (não há colaboração nas férias escolares), quer no balcão de atendimento quer na sala de leitura geral.

Neste projeto conjunto iniciado em 1998 entre a Biblioteca e a AEFCML, acordado formalmente entre a NMS|FCM e a Associação de Estudantes em 2007 (ver Regulamento), os estudantes são recrutados para trabalhar na Biblioteca de entre todos os candidatos interessados mediante entrevista de seleção (representantes da Biblioteca e da AE), tem preferência os bolseiros e o ano a que o aluno pertence de modo a cobrir todos os anos do Curso na equipa existente.

Os requisitos específicos para poder trabalhar na Biblioteca incluem o sentido de responsabilidade e pontualidade, disponibilidade de horário, motivação pela relação interpessoal e o sentido público, capacidade de comunicação e facilidade de expressão, o domínio de uma língua estrangeira falada e escrita, designadamente o inglês e o modo como o candidato se tem relacionado com a Biblioteca em termos de cumprimento das regras internas.

Os candidatos selecionados em cada fase do calendário definido para novas candidaturas -abertura de candidatura e selecção em julho e formação obrigatória e adequada às funções pretendidas com componentes teórico-práticas pré-agendadas em Setembro, passam a integrar a equipa de alunos-colaboradores acolhida anualmente pela Biblioteca.

A distribuição de turnos e o pagamento aos alunos é feito mensalmente pela AEFCML.

O programa teórico-prático da Biblioteca, obrigatório para todos os novos alunos-colaboradores, vai permitir que estejam aptos a:

- efetuar o serviço de atendimento de uma forma eficiente, ética, útil e paciente;
- efetuar o serviço de empréstimos;
- fazer a gestão e reserva de gabinetes;
- ter em atenção as normas relacionadas com os direitos de autor (copyright);
- ter em atenção os procedimentos internos para as diversas tarefas e conhecer o regulamento de funcionamento do Serviço;
- efetuar procedimentos caixa registadora e outros pagamentos de prints e fotocópias de artigos;
- efectuar pesquisas de livros , teses e artigos nas coleções e nos recursos electrónicos assinados pela Biblioteca, entre outros
- efectuar a arrumação de livros nas prateleiras da sala de leitura de acordo com as normas internas;
- trabalhar em equipa com colegas e os funcionários da Biblioteca.

Ao longo deste projecto de colaboração benéfica de alunos no trabalho da Biblioteca tem-se revelado não só que os estudantes ganham experiência para pesquisar informação ao ajudar outros colegas e utilizadores e passam a ter uma nova perspectiva ao ganhar novos colegas no contexto da Biblioteca, mas também para a equipa da Biblioteca tem sido gratificante interagir com alunos que nos encorajam com novas ideias e procedimentos a melhorar a imagem da sua Biblioteca!

Para solicitar no final do ciclo de trabalho o seu Certificado, contatar a bibliotecária responsável pela Biblioteca NMS|FCM (ver contactos na homepage da Biblioteca)

Para quaisquer questões relacionadas com este projecto, contatar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.