Dicas para Publicar

A Biblioteca NMS-FCM disponibiliza nesta área informação específica para apoiar alunos e investigadores que pretendam publicar informação científica em biomedicina.

PUBLICAR PARA QUÊ?
ASPETOS ÉTICOS DA PUBLICAÇÂO CIENTÍFICA
ESTRUTURAR INFORMAÇÂO - formato IMRaD
PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM
LINKS E RECURSOS RELEVANTES PARA A INVESTIGAÇÃO

PUBLICAR PARA QUÊ?

Um Autor publica o seu trabalho para:

• Apresentar resultados e métodos novos e originais
  • Trocar ideias e comunicar entre pares
  • Credibilidade de resultados
  • Prémios e financiamento
  • Reconhecimento e progressão na carreira investigação
  • Prestígio e satisfação pessoal.

ASPETOS ÉTICOS DA PUBLICAÇÂO CIENTÍFICA

No contexto da publicação científica há que atender aos seguintes aspectos éticos, entre outros:

• O trabalho a submeter a uma dada revista não deve ter sido publicado anteriormente
  • Nunca submeter um artigo a mais do que uma revista em simultâneo
  • A publicação a submeter deve ser previamente aprovada pelos diversos co-autores e entidades responsáveis
  • Devem ter sido obtidas permissões dos autores, relativamente aos direitos de autor
  • Não incorrer em fraude científica (ou seja a falta de rigor nas informações, a ciência inválida ou fraudulenta ou o plágio).

ESTRUTURAR INFORMAÇÂO - formato IMRaD

Tem que existir especial cuidado na definição da estrutura de um dado artigo, um artigo deve ser facilmente pesquisado, lido, usado e citado… mas anteriormente:

• Há que começar por escolher o nome científico a adoptar para publicação ao longo de toda a vida cientifica e académica, de modo a ser facilmente identificado e pesquisado em bases de dados
  • Há que obedecer às normas para a Afiliação recomendadas pela UNL (e NMS-FCM), a utilização correta e consistente dos endereços institucionais é fundamental para que a produção científica não seja subestimada no carregamento de dados e publicações no CONVERIS e para que a NMS-FCM receba o crédito devido pelas suas publicações e citações recebidas.
  • Quanto melhor se definirem os dados: Título + Autores + Resumo + Palavras-Chave (Introdução, Metodologia, Discussão e Conclusão, Referências) maior é a possibilidade de se ser “descoberto”.

Uma das formas de estruturar um artigo científico mais usada em biomedicina é o formato IMRaD, que corresponde ao acrónimo de: Introduction – Methods – Results – and – Discussion.

Use a Introdução – Why was the study undertaken? para mostrar o que sabe sobre o campo de estudo/projeto investigação escolhido, contendo uma explicação e síntese, mas usando também questões, clarificação, comparações. Use o Método – When, where and how was the study done? para demonstrar como alcançou os seus resultados, através da aplicação de métodos válidos e rigorosos, explicando que investigação, tratamento ou intervenção profissional fez e de que forma.

A maior parte do seu estudo/projeto deve basear-se nos Resultados – What did the sudy find?, a essência do seu trabalho científico, a partir dos Métodos – como chegou aos resultados e do seu significado através da Introdução.

Na Discussão – Why does the answer matter?, discutem-se os resultados do estudo/projecto científico, através de: comparações com outros estudos, explicações alternativas, identificação de aspetos fortes e fracos do estudo, implicações práticas do estudo, recomendações a aplicar na prática e verificar se há necessidade de investigar mais sobre o assunto.

Para concluir o seu estudo, pode mencionar que respostas encontrou para contrapor à questão inicial e não deverá introduzir questões que não tenham sido abordadas anteriormente. Caso os resultados do seu estudo não permitam tirar conclusões, pode terminar com uma síntese do estudo.

PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM

Experimente as plataformas de aprendizagem online gratuita disponibilizadas pela Springer e pela Elsevier, para descobrir como publicar artigos e livros de qualidade…

Os tópicos destes recursos online abrangem desde princípios básicos para a publicação de trabalhos científicos, a revisão por pares e a ética da informação, passando por técnicas de escrita e ferramentas para promoção do trabalho científico, entre outros. Participe em conferências, cursos, webinars e receba o seu certificado!

Plataformas de aprendizagem sobre publicação científica:

LINKS  E RECURSOS RELEVANTES PARA A INVESTIGAÇÃO

Alguns links úteis neste contexto:

Recursos relevantes para investigadores: