Dicas para Publicar

A Biblioteca NMS-FCM disponibiliza nesta área informação específica para apoiar alunos e investigadores que pretendam publicar informação científica em biomedicina.

 

PUBLICAR PARA QUÊ?
ASPETOS ÉTICOS DA PUBLICAÇÂO CIENTÍFICA
ESTRUTURAR INFORMAÇÂO - formato IMRaD
PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM
LINKS E RECURSOS RELEVANTES PARA A INVESTIGAÇÃO

 


 

PUBLICAR PARA QUÊ? 

Um Autor publica o seu trabalho para:

  • Apresentar resultados e métodos novos e originais
  • Trocar ideias e comunicar entre pares
  • Credibilidade de resultados
  • Prémios e financiamento
  • Reconhecimento e progressão na carreira investigação
  • Prestígio e satisfação pessoal.

 

Seta-Cima

ASPETOS ÉTICOS DA PUBLICAÇÂO CIENTÍFICA

No contexto da publicação científica há que atender aos seguintes aspectos éticos, entre outros:

  • O trabalho a submeter a uma dada revista não deve ter sido publicado anteriormente
  • Nunca submeter um artigo a mais do que uma revista em simultâneo
  • A publicação a submeter deve ser previamente aprovada pelos diversos co-autores e entidades responsáveis
  • Devem ter sido obtidas permissões dos autores, relativamente aos direitos de autor
  • Não incorrer em fraude científica (ou seja a falta de rigor nas informações, a ciência inválida ou fraudulenta ou o plágio).

 

 Seta-Cima

ESTRUTURAR INFORMAÇÂO - formato IMRaD

 

Tem que existir especial cuidado na definição da estrutura de um dado artigo, um artigo deve ser facilmente pesquisado, lido, usado e citado… mas anteriormente:

  • Há que começar por escolher o nome científico a adoptar para publicação ao longo de toda a vida cientifica e académica, de modo a ser facilmente identificado e pesquisado em bases de dados
  • Há que obedecer às normas para a Afiliação recomendadas pela UNL (e NMS-FCM), a utilização correta e consistente dos endereços institucionais é fundamental para que a produção científica não seja subestimada no carregamento de dados e publicações no CONVERIS e para que a NMS-FCM receba o crédito devido pelas suas publicações e citações recebidas.
  • Quanto melhor se definirem os dados: Título + Autores + Resumo + Palavras-Chave (Introdução, Metodologia, Discussão e Conclusão, Referências) maior é a possibilidade de se ser “descoberto”.

Uma das formas de estruturar um artigo científico mais usada em biomedicina é o formato IMRaD, que corresponde ao acrónimo de: Introduction – Methods – Results – and – Discussion.

Use a Introdução – Why was the study undertaken? para mostrar o que sabe sobre o campo de estudo/projeto investigação escolhido, contendo uma explicação e síntese, mas usando também questões, clarificação, comparações. Use o Método – When, where and how was the study done? para demonstrar como alcançou os seus resultados, através da aplicação de métodos válidos e rigorosos, explicando que investigação, tratamento ou intervenção profissional fez e de que forma.

A maior parte do seu estudo/projeto deve basear-se nos Resultados – What did the sudy find?, a essência do seu trabalho científico, a partir dos Métodos – como chegou aos resultados e do seu significado através da Introdução.

Na Discussão – Why does the answer matter?, discutem-se os resultados do estudo/projecto científico, através de: comparações com outros estudos, explicações alternativas, identificação de aspetos fortes e fracos do estudo, implicações práticas do estudo, recomendações a aplicar na prática e verificar se há necessidade de investigar mais sobre o assunto.

Para concluir o seu estudo, pode mencionar que respostas encontrou para contrapor à questão inicial e não deverá introduzir questões que não tenham sido abordadas anteriormente. Caso os resultados do seu estudo não permitam tirar conclusões, pode terminar com uma síntese do estudo.

 Seta-Cima

PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM 

 Experimente as plataformas de aprendizagem online gratuita disponibilizadas pela Springer e pela Elsevier, para descobrir como publicar artigos e livros de qualidade…

Os tópicos destes recursos online abrangem desde princípios básicos para a publicação de trabalhos científicos, a revisão por pares e a ética da informação, passando por técnicas de escrita e ferramentas para promoção do trabalho científico, entre outros. Participe em conferências, cursos, webinars e receba o seu certificado!

Plataformas de aprendizagem sobre publicação científica:

 Seta-Cima

 

LINKS  E RECURSOS RELEVANTES PARA A INVESTIGAÇÃO

 Alguns links úteis neste contexto:


Recursos relevantes para investigadores:

Seta-Cima