Onde Publicar?

 A seleção da revista a que submeter um dado artigo é um dos fatores que mais potenciam o impacto da investigação, esta seleção tem de atender às necessidades do investigador de acordo com a sua linha de investigação e objetivos.

Obter informação sobre a qualidade e o prestígio de uma dada revista no seio da comunidade científica é fundamental.

Atualmente, os autores que procuram um maior reconhecimento e visibilidade do seu trabalho tendem a submeter os seus artigos a revistas com maior Fator de Impacto.

Quando ao publicar assina com determinada editora o Copyright Transfer Agreement, esta disposição poderá limitar o que passa a estar disponível da sua investigação, via Internet.

Não se esqueça de conferir se as licenças que subscreve com os editores não colidem, com a eventual disponibilização da produção científica da NMS-FCM através do Repositório institucional RUN, em regime de acesso aberto.

De notar que, as publicações que resultam de projetos de investigação financiados pela Comunidade Europeia e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia obedecem a directrizes que implicam a sua disponibilização em acesso livre.

Recursos e links úteis para a avaliação de revistas: