Direitos de autor em acesso livre

SHERPA/ROMEO

Existem diversos tipos de modelos de publicação em Open Access e diversas editoras a nível nacional e internacional optam por diferentes políticas em relação ao auto-arquivo na Web e em Repositórios de Acesso Aberto. O portal Sherpa/Romeo está disponível em português (traduzido no âmbito do Projeto Blimunda) e apresenta uma fácil e rápida leitura das políticas de depósito das editoras através de um código de cores.

Cerca de 70% das editoras já têm a sua política registada no SHERPA/ROMEO, a lista das editoras que autorizam o depósito da sua versão em PDF pode ser consultada aqui.

Para um melhor esclarecimento sobre as versões dos artigos mencionados neste recurso, recomenda-se a leitura dos conceitos - “preprint” e “postprint”, aqui.

Se, ao efetuar uma pesquisa, não encontrar a política de uma determinada editora e/ou revista, poderá sugerir o registo da mesma através do preenchimento do seguinte formulário.


LICENÇAS CREATIVE COMMONS

Trata-se de licenças de âmbito mundial, perpétuas e gratuitas que permitem aos autores disponibilizarem os seus trabalhos na Internet, definindo as condições em que essa obra é partilhada. Existem seis licenças-padrão que oferecem quer condições muito restritivas (todos os direitos reservados) quer muito permissivas (domínio público).

No RUN - Repositório da Universidade Nova, todas as obras depositadas estão abrangidas pela Licença CC-BY-NC .

De acordo com esta licença, o autor permite uma utilização ampla da sua obra, limitada pela impossibilidade de se obter através dessa utilização uma vantagem comercial. De referir que, todas as licenças requerem que seja dado crédito ao autor da obra, de forma por ele especificada.

Para conhecer as políticas e normas das diversas revistas científicas consultar:

Sherpa/RomeoPolíticas de copyright e de auto-arquivo de editores

Project Blimunda - Políticas de copyright e auto-arquivo de revistas e editores portugueses

Licenças Creative Commons

 

COAR-unesco sTATEMENT ON APC-CENTRIC MODELS OF OA

COAR-UNESCO Statement on APC-centric models of OA