Avaliação da Produção Científica

GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA NMS|FCM

Desde 2010 que a Biblioteca é o ponto focal institucional para a recolha e validação de referências da publicação científica dos autores afiliados na Nova Medical School | FCM.

O setor de bibliometria recolhe e mantém os dados atualizados através de um programa de gestão da informação sobre a investigação científica nas diversas Unidades Orgânicas da UNL. A nível institucional é o setor de bibliometria da Biblioteca NMS|FCM quem responde a questões e pesquisas de suporte neste contexto.

BIBLIOMETRIA

A Bibliometria é o ramo da ciência da documentação e informação que aplica a análise matemática e estatística a bibliografias, consistindo na análise estatística de livros, artigos de revista e outras publicações. Ou seja … dados sobre publicações, frequência de citações.

A avaliação da produção científica fundamental para o reconhecimento dos investigadores e instituições é baseada em indicadores bibliométricos.

A Bibliometria responde a questões do tipo: Quem está a citar (quantas vezes) os meus artigos? Quais são as melhores revistas no campo da Medicina Interna? Em que revista devo publicar o meu trabalho? Como saber se um dado artigo é importante?

A opção de submeter o artigo a revistas de maior fator de impacto em cada disciplina é um dos principais factores a considerar.

Na avaliação do impacto qualitativo e quantitativo do trabalho científico de um dado investigador o índice h surge como uma alternativa a métricas como o fator de impacto de uma revista. Pode também ser aplicado à produtividade e impacto de um grupo de cientistas, centro de investigação, universidade e país.

Um investigador com um dado índice h publicou h artigos, os quais foram citados noutros artigos h vezes, este índice cresce no tempo de acordo com a idade académica do Autor.

Mas as métricas de avaliação do artigo, da revista tendem a avançar para a avaliação de capítulos de livro, livros e dados científicos.
Recursos para avaliação bibliométrica:

O Leiden University’s Centre for Science and Technology Studies (CWTS) desenvolveu a partir de 2007, o ranking das 100 melhores universidades através dos dados bibliográficos da Web of Science, ou seja o maior número de publicações científicas baseado em 4 indicadores: “Largest number of publications (P); Mean citation score (MCS) ; Mesn normalised citation score (MNCS) e Proportion of top 10% publications. (PP Top 10%)”.

Para consultar CWTS Leiden Ranking 2016, entre aqui.

Resultados da área -> Biomedical and Health Sciences, no CWTS Leiden Ranking:

lieden 2016

ALTMETRICS

Com o intuito de medir o impacto da investigação estamos perante um novo conceito alternativo Altmetrics (Article-Level Metrics) que não refere exclusivamente citações e utilização da informação, mas toda uma série de métodos de comunicação fora do âmbito do tradicional artigo de revista, casos de: downloads, citações não-académicas, Twitter, Facebook, Google+, blogs, ResearchGate, Academia.edu, Faculty of 1000.

WEBOMETRICS

O portal Webometrics desenvolvido pelo CSIC (Espanha) destina-se a fornecer indicadores Web aplicados a áreas de I&D em Espanha, na Europa e América Latina através da utilização de técnicas de cibermetria aplicada e da análise do uso da informação.

Através do Webometrics obtemos dados sobre o ranking de universidades, hospitais, centros de investigação, repositórios e cientistas.

Veja informação sobre o ranking das universidades portuguesas, aqui.

Para saber mais sobre métricas & investigação, consultar:

Recurso e links úteis disponíveis sobre este tema: