Formação de Utilizadores

A formação de utilizadores, parte integrante de qualquer projeto de Literacia da Informação, tem como objetivo proporcionar aos utilizadores as competências e as ferramentas necessárias para poderem utilizar autonomamente de uma forma ética e eficaz a informação a que acedem, quer se trate de recursos electrónicos subscritos pela NMS-FCM quer se trate de recursos disponíveis em acesso livre.

A Biblioteca NMS-FCM disponibiliza neste contexto:

Formação aos Alunos do 1º ano – as sessões com a duração de trinta minutos e um número máximo de 8 participantes por sessão tem lugar habitualmente nas duas primeiras semanas de novembro, no Piso -1 da Biblioteca. O objetivo destas sessões é dar a conhecer serviços e recursos eletrónicos disponibilizados pela biblioteca, através da exploração da sua homepage e da pesquisa através da base de dados PubMed, entre outros.
Anualmente a divulgação do calendário das sessões é feito através das Notícias da homepage e do facebook da Biblioteca e as inscrições decorrem no balcão de atendimento do Piso 0.

• Avaliação das sessões de formação aos alunos de 1º ano, clique aqui

Formação a pedido – destina-se exclusivamente a utilizadores internos (podem ser solicitadas por alunos, docentes, investigadores, discentes) da NMS-FCM e pretendem promover a otimização dos recursos eletrónicos subscritos pela NMS e UNL. Decorre em sessões com duração e número de participantes variável, incide especialmente em conteúdos como a pesquisa em bases de dados (PubMed, Web of Science, Google Scholar) e a utilização de gestores de citação bibliográfica (EndNotebasic, Mendeley).

A Biblioteca NMS-FCM é responsável por formação em contexto de ensino através quer da participação a pedido do corpo docente na UC opcional do Mestrado Integrado em Medicina - Informática Médica, quer da regência da UC opcional do Doutoramento em Medicina - Documentação, Informação e Medicina.