Curso Pós-Graduado de Leitura Crítica de Artigos Científicos - 1ª Edição

Mestre David Rodrigues
Profª Doutora Isabel Santos

Apresentação

Os melhores cuidados médicos são aqueles que integram as preferências do doente, a experiência do médico e a melhor prova científica disponível. No entanto, manter-se ao corrente da melhor prova científica tem várias barreiras:

• Os médicos têm uma prática assistencial exigente e pouco tempo para a avaliação da melhor prova científica;
  • Fazem-no com menos frequên-cia do que gostariam por isso é difícil recordarem-se de todos os passos necessários;
  • Frequentemente desani-mam ao ler a parte da estatística;
  • Nunca lhes foi dito se a forma como leem um artigo é correta.

Este curso destina-se aqueles que pretendem melhorar a sua prática clínica – desenvolvendo competências na leitura, interpretação e avaliação de artigos científicos. O curso foca-se em estratégias rápidas, auxiliares de memória, desmistifica estatística e tem avaliação regular do desempenho dos participantes.

Objetivos

Os formandos deverão ser capazes de avaliar a validade científica, interpretar os resultados e decidir se os resultados de artigos científicos sobre tratamento, diagnóstico e prognóstico são aplicáveis à sua prática clínica.

Plano Curricular

• Reformular as questões de investigação presentes num artigo científico sobre intervenções de acordo com a estrutura PICO (patients, intervention, comparison, outcome)
  • Identificar, com o auxílio de uma grelha de avaliação, quais as principais fontes de viés de um ensaio clínico.
  • Identificar, com o auxílio de uma grelha de avaliação, quais as principais fontes de viés de um estudo dirigido a avaliar prejuízos associados a tratamento.
  • Identificar, com o auxílio de uma grelha de avaliação, quais as principais fontes de viés de um estudo de acuidade diagnóstica.
  • Identificar, com o auxílio de uma grelha de avaliação, quais as principais fontes de viés de um estudo sobre o prognóstico de uma doença.
  • Identificar, com o auxílio de uma grelha de avaliação, quais as principais fontes de viés de uma revisão sistemática de ensaios clínicos.
  • Distinguir os dois principais passos metodológicos na elaboração de uma orientação clínica: a síntese de prova científica e a elaboração de recomendações.
  • Identificar, com o auxílio de uma grelha de avaliação, quais são as tarefas a realizar durante a elaboração de uma norma.
  • Distinguir, autonomamente e sem erros, medidas de risco relativo e medidas de risco absoluto.
  • Fornecer uma interpretação clínica de intervalos de confiança.
  • Interpretar um índice de verosimilhança e aplicar um índice de verosimilhança de um teste a um valor de probabilidade pré-teste para obter a probabilidade de doença na presença de um determinado resulta-do de teste.
  • Interpretar o valor de probabilidade de doença num estudo prognóstico.
  • Interpretar corretamente um gráfico de floresta.
  • Descrever como é que a incerteza sobre a prova científica, valores sociais e custos são integrados numa norma de orientação clínica.

Programa Provisório CPGLCAC

(Programa provisório, sujeito a confirmação)

Metodologia de Avaliação

Avaliação Diagnóstica: Teste Escrito;
Avaliação Formativa: Perguntas em cada sessão em plenário

Corpo Docente

Bruno Heleno, médico de família, professor auxiliar convidado (Universidade NOVA de Lisboa), docente de cursos de leitura crítica de artigos científicos em vários cursos e conferências científicas. Áreas de interesse científico: medicina baseada em prova científica; ensaios clínicos; revisões sistemáticas; estudos de acuidade diagnóstica; avaliação de programas de rastreio; intervenções para melhorar o desempenho clínico;

David Rodrigues, médico de família, Diretor de Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, Assistente Convidado do Departamento de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho Nacional para Auditoria e Qualidade da Ordem dos Médicos. Mestre em Investigação Clínica FCM/Northeasthern University. Áreas de interesse científico: medicina baseada em prova científica; decisão clínica; normas de orientação clínica; translação conhecimento científico; revisões sistemáticas; ensaios clínicos; investigação qualitativa.

Monitores

Ana Rita Jesus Maria, interna de Medicina Geral e Familiar, monitora no Curso de Consulta e Decisão Clínica do Internato de Medicina Geral e Familiar da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Catarina Viegas Dias, interna de Medicina Geral e Familiar, monitora no Curso de Consulta e Decisão Clínica do Internato de Medicina Geral e Familiar da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Joana Abreu, interna de Medicina Geral e Familiar, monitora no Curso de Consulta e Decisão Clínica do Internato de Medicina Geral e Familiar da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Paulo Faria de Sousa, interno de Medicina Geral e Familiar, monitor no Curso de Consulta e Decisão Clínica do Internato de Medicina Geral e Familiar da Região de Lisboa e Vale do Tejo

Destinatários

Licenciados em medicina com pelo menos um ano de experiência clínica.

Os formandos necessitam de um bom domínio de inglês escrito (B2 ou superior) e de experiência na utilização de computadores (processador de texto, navegação na Internet). Os formandos deverão ter experimentado responder a uma questão clínica recorrendo aos resultados de um artigo científico. Os formadores irão assumir que nenhum dos participantes domina conceitos de bioestatística e que nenhum dos participantes tem experiência de investigação.

Critérios de Seleção
Por ordem de inscrição.

Regime de faltas
Para a conclusão do curso, os participantes têm que estar presentes em 80% das sessões.

Numerus Clausus
Número mínimo: 16 alunos
Número máximo: 24 alunos

Datas de realização