Curso Pós‐Graduado de Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente - 1ª Edição

14 ECTS

Coordenação
Profª Doutora Maria do Carmo Vale
Prof. Doutor Filipe Glória Silva
Prof. Doutor Luís Pereira da Silva   

Organização
Nova Medical School |Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), Universidade Nova de Lisboa

Apresentação

O Curso Pós-graduado de Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente tem em vista satisfazer a necessidade de formação contínua e atualização das equipas multidisciplinares que se dedicam ao acompanhamento de crianças nos mais diversos contextos. Compreende uma diversidade de temas relacionados com a compreensão do neurodesenvolvimento típico, dos fatores que o influenciam e das perturbações do neurodesenvolvimento, tendo em vista a promoção da expressão máxima do potencial de cada criança. Este objetivo implica competências para o reconhecimento precoce de fatores de risco e condições atípicas e o respetivo encaminhamento diagnóstico, educacional e/ou terapêutico. Os diferentes temas são apresentados por reconhecidos especialistas de cada área, com a perspetiva de integrar a experiência multidisciplinar do grupo de formandos.

Objetivos Gerais do Curso

Providenciar aos Formandos conhecimentos e competências para reconhecer as sequências esperadas no processo de neurodesenvolvimento da criança e do adolescente e as condições atípicas, de modo a desempenharem um papel ativo no processo de avaliação, referenciação, educação ou de intervenção terapêutica, de acordo com a sua área de atuação.

Objetivos Específicos

No final da frequência do Curso Pós‐Graduado de Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente os formandos deverão ter adquiridos os seguintes conhecimentos e competências:

  • Reconhecer os principais autores e teorias explicativas do processo de neurodesenvolvimento da criança e do adolescente;
  • Reconhecer a evolução histórica do entendimento da infância e das pessoas com incapacidade;
  • Identificar as diferentes etapas do neurodesenvolvimento do feto;
  • Avaliar as competências atípicas da criança nos primeiros 6 anos de vida em diversos domínios, nomeadamente na motricidade global, perceção visual e motricidade fina, comunicação e linguagem, socialização e autonomias;
  • Discriminar as principais aquisições das crianças na idade escolar;
  • Identificar os principais elementos da anamnese clínica com relevância para o neurodesenvolvimento;
  • Especificar fatores de riscos e de proteção para o desenvolvimento harmonioso da criança e do adolescente;
  • Categorizar os diferentes tipos de avaliação do neurodesenvolvimento;
  • Reconhecer o valor do desenho na avaliação psicoemocional da criança;
  • Caracterizar a importância, desafios e limitações do diagnóstico em neurodesenvolvimento;
  • Reconhecer a necessidade e vantagens da avaliação multi e transdisciplinar nas crianças com perturbações do neurodesenvolvimento;
  • Identificar diferentes tipos de estudos epidemiológicos em artigos científicos, incluindo as suas potencialidades e limitações;
  • Indicar os principais desafios da criança com surdez e indicar estratégias compensatórias;
  • Identificar os desafios da criança com sub‐visão e indicar estratégias de intervenção;
  • Descrever o que é a perturbação do desenvolvimento intelectual e condições limítrofes;
  • Explicar a importância da genética na avaliação das perturbações do neurodesenvolvimento;
  • Reconhecer os desafios da criança com multideficiência;
  • Identificar o conceito de Paralisia Cerebral e diferenciar diferentes tipos;
  • Avaliar o desenvolvimento típico da comunicação e linguagem e identificar sinais de alarme;
  • Reconhecer o papel dos sistemas alternativos e aumentativos de comunicação;
  • Identificar os sintomas das perturbações do espectro do autismo;
  • Diferenciar diferentes modelos de intervenção nas perturbações do espectro do autismo;
  • Reconhecer sinais de perturbação emocional e comportamentos patológicos nas crianças;
  • Explicar a importância do sono e a sua relação com as perturbações do neurodesenvolvimento;
  • Diferenciar as características das crianças com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção e selecionar diferentes estratégias de intervenção;
  • Identificar sinais de alarme no desenvolvimento dos processos de a leitura‐escrita e das competências matemáticas e valorizar a importância da avaliação formal e detalhada;
  • Identificar os determinantes do desenvolvimento da motricidade e reconhecer condições atípicas a este nível;
  • Reconhecer a importância e complexidade dos fatores que condicionam o bem‐estar da criança;
  • Identificar questões éticas associadas às perturbações do neurodesenvolvimento;
  • Reconhecer o papel da CIF‐CJ na promoção dos direitos das crianças e adolescentes com algum tipo de incapacidade;
  • Identificar motivos de referenciação para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce;
  • Indicar a legislação aplicável no âmbito da Educação Especial e medidas alternativas;
  • Reconhecer diferentes percursos possíveis na transição para a vida adulta das crianças com necessidades educativas especiais;
  • Organizar a apresentação oral de um tema de revisão, estudo de caso ou clube de leitura no contexto de trabalho colaborativo com outros formandos.

Adequação das Metodologias de Ensino aos Objetivos do Curso

O curso será desenvolvido em sessões de cariz teórico baseado no método expositivo essencialmente com apresentações em modelo powerpoint para ensino dos conteúdos principais de cada módulo. O numerus clausus do curso (35 formandos) foi estabelecido de forma a viabilizar também dinâmicas mais ativas como aplicação do método interrogativo e técnicas de brainstorming, estudo de caso e trabalho de grupo. Com esta diversidade de métodos pedagógicos pretende‐se que os formandos possam identificar as suas necessidades de aprendizagem, desafiar paradigmas, resolver problemas e integrar os novos conhecimentos com os pré‐existentes no contexto da sua área de atuação. A auto‐aprendizagem é favorecida também pela disponibilização do sumário e de bibliografia para cada módulo.

Plano Curricular/Programa Detalhado

Módulo I
Introdução ao neurodesenvolvimento
17 e 18 fevereiro 2017

Módulo II
Desenvolvimento dos 0 aos 18 anos
03 e 04 março 2017

Módulo III
Avaliação do neurodesenvolvimento
17 e 18 março 2017

Módulo IV
Classificação e investigação em neurodesenvolvimento
31 março e 01 abril 2017

Módulo V
Surdez e subvisão
21 e 22 abril 2017

Módulo VI
Incapacidade intelectual e multideficiência
12 e 13 maio 2017

Módulo VII
Comunicação e linguagem
26 e 27 maio 2017

Módulo VIII
Perturbações do espectro do autismo
02 e 03 junho 2017

Módulo IX
Perturbações do comportamento e do sono
23 e 24 junho 2017

Módulo X
A criança com hiperatividade/défice de atenção
07 e 08 julho 2017

Módulo XI
Perturbações específicas da aprendizagem e da coordenação motora
21 e 22 julho 2017

Módulo XII
Ética, direitos e o papel da Classificação Internacional da Funcionalidade para Crianças e Jovens (CIF‐CJ)
15 e 16 setembro 2017

Módulo XIII
Necessidades educativas especiais e legislação
29 e 30 setembro 2017

Módulo XIV e XV
Avaliação dos formandos
13 e 14 outubro 2017
27 e 28 outubro 2017

Programa

Programa CPGNCA 29nov2016

Metodologias de Ensino

Para o grupo geral, aulas expositivas com espaço para apresentação e discussão. Para pequenos grupos, método interrogativo, técnicas de brainstorming, estudo de caso e trabalho de grupo.

Metodologia de Avaliação dos Formandos

Propõe‐se a utilização de uma carta de motivação no processo de candidatura para o curso de forma a aferir as necessidades formativas e expetativas dos formandos, adequando os conteúdos ao grupo selecionado.

Os estudos de caso e trabalhos de grupo durante as aulas constituem formas de avaliação formativa que permitem aos formandos avaliar as suas necessidades de formação e integrarem os conhecimentos com os pré‐existentes.

A avaliação sumativa final terá dois componentes:

  1. Questionário de 20 perguntas de escolha múltipla com 4 opções cada uma (avaliação individual, 50% da classificação final);
  2. Desempenho dos Formandos na apresentação de temas ou estudos de caso pré‐definidos ou na capacidade de seleção e apresentação de artigos em clube de leitura (Journal Club), com duração de 20 minutos e 10 minutos de discussão, elaborado em grupos de 3 ou 4 formandos (avaliação em grupo, 50% da classificação final) O júri de avaliação, composto por dois elementos, inclui elementos da Coordenação e porventura do Corpo Docente.

Avaliação dos Formadores

A avaliação dos Formadores está a cargo do Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino (SGQE) da Nova Medical School |Faculdade de Ciências Médicas

Corpo Docente do Curso

Assunção O’Neill: Otorrinolaringologista, responsável pela Consulta de Surdez do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental; Professora Auxiliar Convida da NMS|FCM
Ana Sofia Branco: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Centro de Desenvolvimento Infantil “Diferenças”
Carmen Rosa: Psicóloga Clínica, Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas
Cátia Soares: Licenciada em Educação Social, Formação em Terapia ABA, Supervisora no Centro ABCReal
Cláudia Rocha Silva: Técnica de Educação Especial e Reabilitação, Mestre em Neurociências, Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas
Dora Leal: Pedopsiquiatra, Hospital Fernando da Fonseca
Dulce Bonifácio: Docente do 1º Ciclo especializada em Educação Especial - Deficiência Visual, Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro
Eulália Calado: Neurologista Pediátrica, Diretora do Serviço de Neurologia do Hospital Dona Estefânia - Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC)
Fátima Campos: Oftalmologista, Assistente Hospitalar Graduada Sénior, Mestre em Neuroftalmologia, Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria – CHLN
Filipe Glória Silva: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Consulta de Desenvolvimento e do Sono, Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas, Coordenador do Clube PHDA
Georgina Maia: Pedopsiquiatra, Diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do CHLO, Assistente Convidada da Faculdade de Ciências Médicas
Guiomar Oliveira: Pediatra do Neurodesenvolvimento e Coordenadora da Unidade de Autismo do Hospital Pediátrico de Coimbra, Professora com agregação da Universidade de Coimbra
Helena Rodrigues: Docente de Ensino Especial
Isabel Felgueiras: Psicóloga Clínica, Especialista em Intervenção Precoce
Isabel Galhardo: Educadora de Infância, especializada em Educação Especial (Comunicação), Consulta de Surdez do Hospital Egas Moniz, Consulta de Audiologia do Hospital São Francisco Xavier - Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Isabel Santos: Terapeuta da Fala, Centro de Neurodesenvolvimento da Criança e Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia - CHLC
Joana Rombert: Terapêuta da Fala, Pós-Graduação em Terapia Miofuncional, Formação em Terapia Familiar, Unidade de Desenvolvimento - Hospital de Santa Maria - CHLN
José Carlos Ferreira: Neurologista Pediátrico, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Hospital CUF Descobertas
José Paulo Costa: Psicólogo Clínico e Educacional, Centro Hospitalar de Leiria
Leila Valente: Técnica de Educação Especial e Reabilitação, Grupo de Investigação e Intervenção nas Competências Matemáticas do Centro de Desenvolvimento Infantil “Diferenças”
Liza Aguiar: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Consulta de Desenvolvimento do Hospital Distrital de Santarém
Luis Pereira da Silva: Pediatra, Professor Associado Convidado e regente da unidade curricular Introdução à Pediatria e Saúde na Adolescência da NMS|FCM, Consultor de Pediatria do Hospital Dona Estefânia - CHLC
Manuela Martins: Psicóloga Clínica, Pós-graduação em Educação Especial, Centro de
Neurodesenvolvimento do Hospital Dona Estefânia - CHLC
Márcia Rodrigues: Interna de Genética Médica do Hospital Dona Estefânia - CHLC
Margarida Santos: Psicóloga, Doutorada em Psicologia, Professora Coordenadora da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Professora Auxiliar convidada da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Maria do Carmo Vale: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Dona Estefânia até 2013, Mestre em Bioética, Subcomissária do Sistema Nacional de Intervenção Precoce para a Infância (SNIPI), em representação da ARSLVT
Maria do Céu Machado: Pediatra, Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria - CHLN, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Medicina de Lisboa
Maria João Pimentel: Psicóloga Clínica, Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital de Dona Estefânia - CHLC
Maria Júlia Guimarães: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (aposentada), Hospital CUF Porto
Miguel Barbosa: Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta, Mestre em Psicologia Clínica, Mestre em Sociologia da Saúde e da Doença, Mestre em Antropologia Social e Cultural, Mestre em Bioética e Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Patrícia Lopes: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Dona Estefânia – CHLC
Paula Teles: Especialista em Psicol ogia da Educação, Mestre em Psicologia, Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles
Rita Antunes: Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia da Saúde, Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas
Rita Rapazote: Pedopsiquiatra, Unidade de Primeira Infância do CHLC
Sandra Afonso: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Responsável da Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas
Sílvia Afonso: Pediatra do Neurodesenvolvimento, Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Dona Estefânia - CHLC
Sofia Rocha: Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora, Mestrado em Perturbações do Espectro do Autismo pela Sheffield Hallam University, Cercipóvoa
Teresa Nunes Marques: Psicóloga, Doutorada em Psicologia, Coordenadora da Subcomissão Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, Centro Joaquim Bairrão - ISS, IP/CDLisboa

Destinatários do Curso

Especialistas e internos de Pediatria, Medicina Geral e Familiar, Pedopsiquiatria, Enfermeiros, Psicólogos, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicomotricistas, Docentes da Intervenção Precoce e do Ensino Especial e outros profissionais ligados à infância.

Critérios de Seleção

Licenciados e/ou Profissionais designados em Destinatários. Em caso de excedente de candidaturas, serão privilegiados os candidatos com cargos de responsabilidade.

Regime de faltas
Os alunos podem faltar a 1/3 do total do número de horas letivas.

Numerus Clausus
Mínimo: 22 alunos
Máximo: 35 alunos

N.º Horas Aulas presenciais
120 horas presenciais teóricas (avaliação incluída)
30 horas de preparação para o trabalho final

Datas de realização
De 17 fevereiro a 28 outubro de 2017

Data limite de inscrição
27 janeiro 2017

Horários
Sextas‐feiras, das 17h30 às 20h30 e sábados, das 09h00 às 13h30 (Módulo V, na sexta-feira inicia às 17h e termina às 21h).

Curso creditado pela Ordem dos Médicos

Contactos e Informações
Divisão Académica - Secção de Pós-Graduação
Campo Mártires da Pátria, 130 - 1169-056 Lisboa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | www.fcm.unl.pt
Tel.: 21 880 30 66 | Fax: 21 880 30 68

Candidatura On-line

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