NOVA-BMJ Research to Publication Program

Bruno Heleno
Isabel Santos

Organização
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas - Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar

Apresentação
Melhorar a qualidade dos cuidados de saúde com base na melhor evidência disponível, obter financiamento sustentável, reconhecimento internacional e progressão na carreira são apenas alguns dos muitos benefícios associados com a publicação de investigação médica em revistas e jornais com um alto fator de impacto. Muita da investigação em saúde é desperdiçada por falta do adequado planeamento, execução e publicação da mesma. Muitos investigadores em início de carreira podem beneficiar de formação especializada sobre como elaborar projetos de investigação, ética médica, e sobre como decorre o processo de publicação de artigos científicos.
Ao longo dos últimos 25 anos a British Medical Journal (BMJ) tem testemunhado os desafios que os investigadores enfrentam, o que levou a (BMJ) a lançar em colaboração com a Universidade de San Francisco, EUA (UCSF) o programa de e-learning “Research to Publication”.
Abundam no mercado cursos e dicas para a produção de artigos de investigação médica, todavia os requisitos científicos e éticos fundamentais para uma publicação de sucesso não são do conhecimento de muitos autores. Persiste a necessidade de respostas claras a perguntas como: Porque é que as revistas médicas rejeitam ensaios clínicos que não foram pré-registados? Como podem teses de doutoramento serem transformadas em artigos científicos que as revistas internacionais de alto fator de impacto vão querer publicar? Qual é a melhor revista para publicar o meu artigo? Devo importar-me com o Open Access (acesso aberto)?
O programa “Research to Publication” reúne o conteúdos científicos da UCSF e dos editores seniores da BMJ, num programa de e-learning, em inglês, que consiste em 48 módulos organizados em 6 tópicos num total de 200h de formação online focados inteiramente no objetivo de habilitar médicos, estudantes, investigadores, académicos a publicar em revistas internacionais de alto fator de impacto.
Todos os módulos de formação online têm uma combinação dinâmica de narração, slides, vídeos e exercícios. Para cada módulo de formação concluído será emitido para cada aluno um certificado UCSF/BMJ de conclusão. Após a conclusão de todos os módulos online o aluno receberá um certificado do BMJ Editor-in-Chief bem como uma redução de 50% no “fee” de publicação no BMJ Open aos artigos aceites para publicação.

No final do programa os alunos deverão ser capazes de:
●    Produzir investigação com um design eficaz
●    Realizar investigação clínica de forma ética e responsável
●    Planear e conduzir ensaios clínicos
●    Produzir artigos de investigação de alta qualidade em conformidade com os requisitos de editores e revisores de alto fator de impacto
●    Publicar de forma ética, evitando plágio e outras formas de má conduta
No final do programa os alunos deverão conhecer os principais desenhos de estudo, a sua aplicabilidade e limitações; conhecer particularmente como desenhar e conduzir um ensaio clínico aleatorizado; saber escrever um protocolo de estudo científico; conhecer os princípios éticos pelos quais se rege a investigação biomédica; saber como escrever um artigo científico; saber como corresponder às expectativas de editores de revistas de elevado fator de impacto.

Plano Curricular
O Programa consistirá de duas componentes:
1.    Componente e-Learning: UCSF/BMJ Research to Publication - mais info em rtop.bmj.com
2.    Componente formação presencial na NMS: NOVA Summer Camp

Metodologia de Avaliação
Avaliação parcelar em cada módulo da componente e-Learning;
Para efeitos de certificado final do programa os formandos têm de participar no NOVA Summer Camp.

Corpo Docente - Coordenadores do curso:
Isabel Santos, médica de família, doutorada em Medicina (Clínica Geral), Professora Associada Convidada - Unidade de Medicina Geral e Familiar da NOVA Medical School / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; Coordenadora do Internato de Medicina Geral e Familiar na ARSLVT.

Bruno Heleno, médico de família, doutorado em epidemiologia e saúde pública, Professor Auxiliar Convidado - Unidade de Medicina Geral e Familiar da NOVA Medical School / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; docente de cursos de leitura crítica de artigos científicos em vários cursos e conferências científicas.

David Rodrigues, médico de família, mestre em Investigação Clínica NMS/Northeasthern University; Assistente Convidado - Unidade de Medicina Geral e Familiar da NOVA Medical School / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, docente de cursos de leitura crítica de artigos científicos e decisão clínica. Diretor de Internato Médico de Medicina Geral e Familiar na ARSLVT.

A dimensão do corpo docente do NOVA Summer Camp dependerá do número de alunos inscritos e do formato final do evento.

Destinatários
Estudantes, licenciados em ciências da saúde.
Os formandos necessitam de um bom domínio de inglês escrito (B2 ou superior) e de experiência na utilização de computadores (processador de texto, navegação na Internet). Não é requisito a nacionalidade ou o domínio da língua portuguesa. Os formandos deverão ter experimentado responder a uma questão clínica recorrendo aos resultados de um artigo científico. Os formadores irão assumir que nenhum dos participantes domina conceitos avançados de bioestatística e que nenhum dos participantes tem experiência de investigação.

Critérios de Seleção
A seleção dos alunos será feita por ordem de inscrição.

Regime de faltas
Componente de e-Learning carece de registo de assiduidade - os formandos têm de apresentar avaliações de cada módulo.
Formandos têm de marcar presença em 80% do NOVA Summer Camp.

Numerus Clausus
Mínimo: 16