NMS|FCM única faculdade galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2016

logo_ecoescolas.jpg

O bom desempenho ambiental da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas foi, pela segunda vez consecutiva, reconhecido com a atribuição da Bandeira Verde, no âmbito do programa Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um programa internacional desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, no âmbito da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Este programa fornece metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos.

No ano letivo 2015-2016, no âmbito do projeto Eco-Escolas, foram desenvolvidas diversas actividades que envolveram toda a comunidade da NMS|FCM:

1. Instalação de Ecoponto e Ecobags nas instalações da Faculdade;
  2. Participação nas Campanhas:
    “Papel por Alimentos” – campanha de solidariedade no âmbito da qual o papel angariado (jornais, revistas, folhetos, etc.) é convertido em produtos alimentares.
    Reciclagem de Radiografias da AMI” - A AMI recolhe radiografias que recicla ajudando populações e reciclando um material que, se atirado para o lixo, pode ser poluente;
    “Recolha de toners” – racionalização dos equipamentos de cópia e impressão, redução dos consumíveis, impressão no menor número possível de documentos e por defeito a preto e branco e frente/verso;
    “Desliga a Ficha” – desligar os equipamentos na ficha, não os deixando em standby.
  3. Participação no programa Geração Depositrão - encaminhamento dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e lâmpadas;
  4. Participação no programa Pilhão - Recolha permanente de pilhas;
  5. Implementação de Procedimentos/ medidas de poupança energética - consiste na substituição das armaduras de iluminação para lâmpadas economizadores e LED; colocação de janelas de PVC, substituindo as antigas de madeira;
  6. Diminuição da poluição provocada pelos transporte automobilizados - Promoção de utilização da Bicicleta, através da colocação de diversos Suportes para bicicletas;

Em 2016, a NMS|FCM continuará o seu esforço para contribuir para a proteção do ambiente.

A todos os envolvidos e participantes no Programa que contribuíram para a atribuição da Bandeira Verde Eco-Esolas 2015 na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas os mais sinceros parabéns!