Doutoramento em Biomedicina

DIREÇÃO
Profª Doutora Odete Abreu Beirão da Cruz e Silva

APRESENTAÇÃO
Programa doutoral conjunto entre a Universidade de Aveiro e a Universidade NOVA de Lisboa.

OBJETIVOS

O 3º Ciclo de Estudos do PDBM conducente ao grau de Doutor em Biomedicina pretende capacitar o aluno para desenvolver ferramentas conceptuais e metodológicas para aplicar à biomedicina. É objetivo principal dotar os estudantes com uma formação multidisciplinar para estar na vanguarda da investigação biomédica. Esta formação permitirá obter uma visão ampla da área de modo a capacitar o estudante para transferir os conhecimentos e competências científicas para a academia, indústria ou laboratórios de investigação ou de análises clínicas. Pretende-se preparar os estudantes para futuros meios profissionais.

Ênfase cairá em projetos de investigação colaborativos sendo a estrutura curricular deste programa organizada num grupo de cursos nucleares e de cursos complementares avançados ministrados por ambas as instituições, dando aos estudantes a oportunidade de vivenciar os ambientes científicos nas duas universidades.

DESTINATÁRIOS
1. Podem candidatar-se os detentores de grau de grau de mestre ou equivalente legal em Ciências Biomédicas.
2 Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências Biomédicas ou equivalente conferido na sequência de um 2º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo.
3 Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências Biomédicas ou equivalente que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de mestre pelo órgão científico e estatutariamente competente.

PLANO CURRICULAR

João Filipe Raposo
José António Alves

Duração: 4 anos

Período de candidatura: 14 a 30 de novembro de 2016 (4ª fase)

Critérios de Selecção

1. Os candidatos à matrícula serão selecionados pelo Conselho Científico da NMS|FCM, sob proposta do diretor do ciclo de estudos, tendo em conta os seguintes parâmetros:
a) Curriculum académico;
b) Curriculum científico;
c) Curriculum profissional.

2. Poderá ser ainda exigida uma entrevista e/ou uma prova escrita como critério complementar.

Formalização da Candidatura

1. A candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via Internet, através do preenchimento do formulário de candidatura disponível neste link: Candidatura

2. Lista de documentos necessários à instrução do processo de candidatura, sendo considerados como obrigatórios, sob pena de exclusão:

a) Fotocópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão (ou outro documento de identificação para o caso de candidatos estrangeiros);
b) Fotocópia do certificado de habilitações indicando o grau académico com que se candidata;
c) Curriculum Vitae;
d) Outros documentos que o candidato considere pertinentes para apreciação do seu mérito curricular.
e) Comprovativo do pagamento da taxa de candidatura (51.00 Euros).

3. Todos os documentos mencionados no ponto 2 devem ser remetidos para a Secção de Pós-Graduação da Divisão Académica da NMS|FCM:

b) Por correio ou,
c) Entregues presencialmente, de 2ª a 6ª feira, nos dias úteis, das 9h30 às 16h00.

Numerus Clausus
1. Número total de vagas por acesso para o ano letivo acima indicado: 20
2. Nº de vagas para a 1ª fase: 15
3. Número mínimo de matrículas necessárias ao funcionamento do ciclo de estudos por ramo: NA