Redes de Investigação

A PtCRIN, Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (www.ptcrin.pt)  é o representante em Portugal da ECRIN (European Clinical Research Infrastructures Network www.ecrin.org ) e tem como missão desenvolver a cooperação nacional e internacional em investigação clínica, através do desenvolvimento de estudos clínicos de qualidade da iniciativa de investigadores, apostando na inovação terapêutica para benefício dos doentes, dos cidadãos e do sistema nacional de saúde .

Em 2014, Portugal tornou-se membro fundador da ECRIN-ERIC - European Research Infrastructures Consortium -juntamente com a França, Alemanha, Itália e Espanha. A PtCRIN é o parceiro científico deste consórcio, cuja equipa de coordenação está baseada na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas. 

Os objetivos da PtCRIN são:

  • Promover a eficiência dos Centros de Investigação Clínica no desenvolvimento de estudos clínicos.
  • Desenvolver e organizar uma rede de infraestruturas nacional de Unidades de Estudos Clínicos ou Unidades de Centro de Gestão de Dados que assegurem a qualidade do serviço prestado 
  • Atrair fundos nacionais e internacionais para a investigação clínica e para o consórcio PtCRIN potenciando a competitividade portuguesa nesta área.
  • Consolidar a PtCRIN como Infraestrutura de Investigação Clínica de Interesse Nacional, distribuída, enquanto contacto nacional para a investigação clínica, particularmente dirigida à implementação de Estudos de iniciativa do investigador.

Para mais informações visite o site da PtCRIN em www.ptcrin.pt