Logotipo_40_anos.png

2017 é um ano de Comemorações para a NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) da Universidade NOVA de Lisboa: a Faculdade celebra 40 anos de existência e o Edifício sede o seu 111.º Aniversário.

A NOVA Medical School |Faculdade de Ciências Médicas é uma Faculdade de Medicina moderna e inovadora que desde a sua criação se caracteriza pela elevada qualificação profissional e ética dos seus docentes e que tem sabido atrair investigadores de reconhecido prestígio nacional e internacional, contribuindo assim de forma decisiva para a evolução do ensino médico no nosso país e sua adequação às novas e reais exigências do exercício da profissão médica.

A NMS|FCM é uma unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, desde 1977.

Tem 1.671 alunos no Mestrado Integrado em Medicina e 569 em formação pós-graduada. Conta com um total de 546 docentes e investigadores.

A NMS|FCM, atingiu pela primeira vez, em 2016, a 1.ª posição nas classificações de entrada no Ensino Superior, em Medicina, na região de Lisboa, com o valor de 179,2, classificação do último colocado no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior do ano de 2016.

Para além deste excelente resultado, a NMS|FCM contou, em 2016, com 79% de colocados em 1.ª opção, o que significa que 184 das 233 vagas foram preenchidas por alunos que escolheram a NMS|FCM como 1.ª opção.

79.jpg

É a Faculdade de Medicina com o melhor rácio tutor/aluno (1/3) nos anos clínicos em Portugal, trabalha com várias unidades de saúde associadas, o que permite uma diversidade de locais de ensino e um conhecimento da realidade hospitalar e de cuidados de saúde primários mais abrangente. Além disso, os seus alunos têm tido excelentes resultados no exame de acesso à especialidade.

No Pólo de Investigação do Campus de Sant’Ana, funcionam para além da Biblioteca e do Centro de Treino em Competências Clínicas, os dois Centros de Investigação da NMS|FCM: CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas e o TOXOMICS – Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana.

A NMS|FCM foi, em 2015, distinguida com a Medalha de Serviços Distintos, grau “Ouro” do Ministério da Saúde. Em julho de 2015 a NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas e Centro Hospitalar de Lisboa Central assinaram o consórcio que criou o Centro Médico Universítário de Lisboa (CMUL) que permitirá oferecer um melhor e mais integrado ensino clinico aos estudantes da NMS|FCM, estimular o desenvolvimento da investigação clínica e oferecer aos profissionais de saúde melhores condições de aprendizagem ao longo da vida.