Prémios e Distinções 2016-2017

Catarina Homem, investigadora principal do CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa foi distinguida pelo prestigiado Howard Hughes Medical Institute (HHMI) nos Estados Unidos da América, que lhe concedeu um prémio de 650 mil dólares. O financiamento da investigadora é resultado da parceria do HHMI com o Wellcome Trust que durante cinco anos irá financiar a sua investigação, concedendo-lhe 250 mil dólares no primeiro ano e 100 mil dólares nos quatro anos seguintes.

O Professor Doutor Jaime da Cunha Branco foi o vencedor do Grande Prémio BIAL de Medicina 2016 com o projeto "EpiReumaPt - the dream of a generation in a decade of work". Criado em 1984, o Prémio BIAL distingue conceituados profissionais de saúde de vários países, reconhecendo assim a investigação básica e clínica na área da saúde.

O Professor Doutor José Miguel Caldas de Almeida recebeu o Prémio Personalidade do Ano de 2016 da Saúde Mental Europeia, atribuído a figuras que têm uma contribuição proeminente no campo da Saúde Mental. O Prémio é instituído pela Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks-Europe (GAMIAN-Europe).

A Professora Doutora Graça Cardoso foi galardoada com o Prémio Frits Huyse da European Association of Psychosomatic Medicine (EAPM), pela sua grande contribuição para o desenvolvimento da Psiquiatria de Ligação e cuidados integrados. A entrega do prémio terá lugar durante a 5th Scientific Conference of the European Association of Psychosomatic Medicine, em Barcelona.

Diana Pereira e Maria Mendes, alunas da NMS|FCM, integraram a equipa de atletismo da NOVA no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista Coberta, que teve lugar em Pombal, no dia 5 de março 2017. Esta prova contou com cerca de 250 atletas inscritos, num total de 16 equipas. A Equipa da NOVA conquistou o Troféu de 3º lugar na classificação colectiva, destacando-se a união entre os alunos e distribuição pelas várias provas pontuando em quase todas.

Na edição de 2010/2011, o aluno da NMS|FCM Arnaldo Abrantes NMS|FCM foi o detentor do título nos 60m com 6,74 seg.

Marta Filipa Mendes, Alumni da NMS|FCM vence Prémio Dr. Maximino de Matos
Marta Filipa Mendes concluiu o Mestrado Integrado em Medicina com média superior a 16 valores. O Prémio Dr. Maximino de Matos, no valor de 750€, tem como objetivo galardoar anualmente o aluno do concelho de Fafe que melhor classificação obtenha no Mestrado Integrado em Medicina. O Prémio é entregue à vencedora no dia 25 de abril 2017, no âmbito das comemorações do "Dia da Liberdade".

Pedro Simões, Alumni da NMS|FCM e Interno do CHLO vence 1º Prémio para o melhor projeto final do 1º ano do Harvard Medical School's 2016-2017 Portugal Clinical Scholars Research Training (PTCSRT)
Título do projeto: Optical Coherence Tomography Angiography for the Diagnosis os Choroidal Neovascularization in Posterior Non-Infectious Uveitis (Ocean Coral Study)

Prémio Arnaldo Sampaio 2016 atribuído ao Projeto GERIA
O Prémios Arnaldo Sampaio 2016 foi atribuído ao Projeto GERIA - Estudo Geriátrico dos Efeitos na Saúde da Qualidade do Ar Interior em Lares da 3ª Idade de Portugal - no qual o laboratório do Professor Doutor Nuno Neuparth - Mecanismos Patofisiológicos Integrados - foi parceiro.
O projeto foi financiado pela FCT e conduzido pelo Professor Doutor João Paulo Teixeira, da Universidade do Porto. O Prémio Arnaldo Sampaio é instituído pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) com os objetivos de prestar tributo ao Professor Arnaldo Sampaio e promover a investigação no campo da Saúde Pública. Trata-se de uma iniciativa patrocinada pela Fundaçãoo Calouste Gulbenkian.

Dr. João Beckert, investigador do CEDOC-NSM|FCM ganha 1º Prémio do Concurso de Ciências do Desporto 2016 atribuído pelo COP (Comité Olímpico de Portugal)
Dr. João Beckert, investigador do CEDOC-NMS|FCM no grupo Mecanismos Patofisiológicos Integrados, foi o vencedor do 1º Prémio no Concurso de Ciências do Desporto 2016, na categoria de Medicina Desportiva, atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal.
O prémio foi atribuído ao seu trabalho "Altração da Resposta Fisiológica pelo Efeito da Altitude Simulada", desenvolvido pela sua equipa no Centro de Alto Rendimento do Jamor (CAR Jamor) em colaboração com investigadores do CEDOC-NMS|FCM, CIPER (Faculdade de Motricidade Humana) e CENTEC (Instituto Superior Técnico).
O seu trabalho realçou o facto de o metabolismo durante o exercíco não ser só determnidado pela sua intensidade, mas também pela disponibilidade de oxigénio. Estas conclusões trarão benefícios ao treino dos atletas, especialmente aqueles que utilizam a sala de treinos de altitude simulada no CAR Jamor.

Lara Carvalho e Inês Cristo, investigadoras do CEDOC-NMS|FCM vencem 2 dos 4 Prémios do Público na Exposição fotográfica "ArtDevo - a beleza escondida do embrião"
Esta iniciativa surgiu no contexto das comemorações do 10º aniversário da Sociedade Portuguesa de Biologia do Desenvolvimento (SPBD) e contou com o patrocínio do Grupo Taper/Zeiss na atribuição deste prémio.

A Faculdade felicita todos os galardoados pelas distinções que refletem o reconhecimento público dos seus méritos.

Mais Prémios e Distinções: 2015-2016

Mais Prémios e Distinções: 2013-2014