Prémios e Distinções 2016-2017

Prémio Arnaldo Sampaio 2016 atribuído ao Projeto GERIA
O Prémios Arnaldo Sampaio 2016 foi atribuído ao Projeto GERIA - Estudo Geriátrico dos Efeitos na Saúde da Qualidade do Ar Interior em Lares da 3ª Idade de Portugal - no qual o laboratório do Professor Doutor Nuno Neuparth - Mecanismos Patofisiológicos Integrados - foi parceiro.
O projeto foi financiado pela FCT e conduzido pelo Professor Doutor João Paulo Teixeira, da Universidade do Porto. O Prémio Arnaldo Sampaio é instituído pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) com os objetivos de prestar tributo ao Professor Arnaldo Sampaio e promover a investigação no campo da Saúde Pública. Trata-se de uma iniciativa patrocinada pela Fundaçãoo Calouste Gulbenkian.

Dr. João Beckert, investigador do CEDOC-NSM|FCM ganha 1º Prémio do Concurso de Ciências do Desporto 2016 atribuído pelo COP (Comité Olímpico de Portugal)
Dr. João Beckert, investigador do CEDOC-NMS|FCM no grupo Mecanismos Patofisiológicos Integrados, foi o vencedor do 1º Prémio no Concurso de Ciências do Desporto 2016, na categoria de Medicina Desportiva, atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal.
O prémio foi atribuído ao seu trabalho "Altração da Resposta Fisiológica pelo Efeito da Altitude Simulada", desenvolvido pela sua equipa no Centro de Alto Rendimento do Jamor (CAR Jamor) em colaboração com investigadores do CEDOC-NMS|FCM, CIPER (Faculdade de Motricidade Humana) e CENTEC (Instituto Superior Técnico).
O seu trabalho realçou o facto de o metabolismo durante o exercíco não ser só determnidado pela sua intensidade, mas também pela disponibilidade de oxigénio. Estas conclusões trarão benefícios ao treino dos atletas, especialmente aqueles que utilizam a sala de treinos de altitude simulada no CAR Jamor.

Lara Carvalho e Inês Cristo, investigadoras do CEDOC-NMS|FCM vencem 2 dos 4 Prémios do Público na Exposição fotográfica "ArtDevo - a beleza escondida do embrião"
Esta iniciativa surgiu no contexto das comemorações do 10º aniversário da Sociedade Portuguesa de Biologia do Desenvolvimento (SPBD) e contou com o patrocínio do Grupo Taper/Zeiss na atribuição deste prémio.

A Faculdade felicita todos os galardoados pelas distinções que refletem o reconhecimento público dos seus méritos.

Mais Prémios e Distinções: 2015-2016

Mais Prémios e Distinções: 2013-2014