Workshop de Formação Pedagógica para Docentes do Ensino Superior – 10ª Edição

Flyer

ECTS: 1

Coordenação
Prof. Doutora Patrícia Rosado Pinto

Apresentação
É evidente a rápida mudança no perfil profissional dos docentes do ensino superior. Até aqui de forte componente científica, este perfil, por crescentes desafios colocados por uma população estudantil com características socioculturais e etárias muito diversificadas, passou a ter de exibir outras competências, pedindo-se aos docentes que sejam capazes de tomar decisões sobre o que ensinam e sobre a forma como ensinam, bem como que explicitem as razões das suas opções. A formação pedagógica passou, assim, a estar no centro das recomendações de todos os organismos europeus de promoção e validação da qualidade das instituições de ensino superior.

Com este curso visa-se começar a dar resposta a esta necessidade. Pretende-se uma formação que não se centre em abordagens exclusivamente técnicas e utilitárias, mas que inclua a discussão sobre questões contextuais, relacionadas com a situação concreta dos docentes do ensino superior, bem como questões curriculares, ultrapassando-se, claramente, os temas exclusivamente disciplinares.

Defendemos que a formação dos docentes do ensino superior só poderá ser eficaz se for feita em contexto, a partir das necessidades atuais e futuras das organizações e dos seus membros, se se centrar na prática profissional e partir da reflexão crítica em relação ao próprio ensino. Parece-nos essencial o enfoque na construção de um saber específico, de carácter técnico e fundamentado cientificamente. Finalmente, assumimos que a estratégia de formação mais eficaz deverá partir do próprio professor e ser feita de forma colaborativa, em grupo e com os colegas.

NOTA: Por ser um curso de formação pedagógica de base, os conteúdos abordados terão carácter transversal e interessarão a qualquer docente do Ensino Superior, independentemente do domínio científico de origem.

Objetivos
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

1. Situar o seu papel de docente no sistema onde desenvolvem a sua atividade;
2. Desenhar e planear a sua atividade pedagógica
3. Selecionar o formato pedagógico mais adequado ao público-alvo e aos objetivos a atingir
4. Avaliar processos pedagógicos e produtos de aprendizagem.

Plano Curricular

1. O ENSINO E A APRENDIZAGEM

  • Princípios de aprendizagem.
  • Como aprendem os adultos.
  • Os domínios da aprendizagem:
  • O cognitivo (os conteúdos), o psicomotor (os procedimentos práticos) o afetivo (as atitudes).
  • O que teremos de fazer para ensinar, tendo por base o que sabemos sobre aprendizagem.

2. DAR UMA AULA TEÓRICA

  • A preparação.
  • A aula (aula teórica tradicional e aula teórica com discussão).
  • Os materiais de suporte durante e após a aula (audiovisuais, textos de apoio etc).
  • A avaliação do ensino.

3. DAR UMA AULA PRÁTICA

  • Diferentes formatos de aulas práticas.
  • A aprendizagem de procedimentos práticos.
  • A aplicação da teoria.
  • Dar “feed-back”.

4. A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

  • Medir, avaliar e classificar – diferenças.
  • Técnicas e instrumentos de avaliação das aprendizagens.

5. A AVALIAÇÃO DO ENSINO

  • Técnicas e instrumentos

Metodologia de Avaliação
Será pedida aos formandos uma planificação de uma unidade curricular (disciplina, módulo, aula) em que os formandos deverão explicitar: Público-alvo, objetivos, conteúdos, metodologias de ensino, formas de avaliação das aprendizagens e do ensino e em que deverão justificar as suas opções.

Corpo Docente

Patrícia Rosado Pinto (Coordenadora)
Patrícia Rosado Pinto é Diretora do Departamento de Educação Médica da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa (NOVA). É Professora convidada no Mestrado Integrado em Medicina da FCM onde ensina competências académicas e de comunicação. Após o Mestrado em Educação, realizado na Universidade de Caen, França, doutorou-se em Educação (especialidade de Formação de Professores) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (atualmente Instituto de Educação) da Universidade de Lisboa.

Nos últimos doze anos tem vindo a dinamizar cursos de formação pedagógica para professores de ensino superior e atualmente coordena a Unidade de Desenvolvimento Profissional do Gabinete de Apoio à Qualidade do Ensino da NOVA onde tem sido responsável pela organização e realização de cursos pedagógicos transversais, dedicados ao pessoal docente da universidade e pela produção de documentação pedagógica para apoiar a atividade docente na universidade. É membro do Conselho da Qualidade de Ensino da NOVA. É Subdiretora da NOVA Escola Doutoral.

Tem estado envolvida em diversos programas nacionais e internacionais de Educação Médica Continuada e em atividades de consultoria em Educação Médica (tanto na Europa, como nos Países de Língua Oficial Portuguesa). É National Educator do programa Advanced Trauma Life Support (ATLS) e tem sido responsável pela formação de vários Educators ATLS europeus.

As suas áreas de interesse e de publicação são a Educação Médica e o Ensino e a Aprendizagem no Ensino Superior, nomeadamente no que diz respeito à formação de docentes.

Joana Marques
Joana Marques é licenciada e mestre em Ciências da Educação (área de especialização - Formação de Professores) pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e frequenta o doutoramentos nas mesmas área e instituição.

Desde 2006 tem desempenhado funções relacionadas com: a dinamização, conceção, desenvolvimento e avaliação da formação; investigação (nomeadamente, no domínio da ética da profissão docente e da formação pedagógica de professores do ensino superior); e docência (é, desde o ano letivo de 2009-2010 assistente convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

Desde Outubro de 2010, integra o Gabinete de Apoio à Qualidade do Ensino da NOVA, desempenhando funções de investigação nesta área e colaborando na implementação do sistema de avaliação da qualidade do ensino na mesma universidade.

Desde Março de 2013, integra a NOVA Escola Doutoral como tutora no curso de Research Skills Development e elemento do staff da Escola Doutoral, colaborando na organização dos cursos.

Conta com algumas publicações na área da ética e deontologia da profissão docente, como sendo capítulos em autoria e co-autoria no livro “Ética profissional docente: do pensamento dos professores à sua formação” (coordenado por Maria Teresa Estrela e Ana Paula Caetano), alguns artigos e comunicações em encontros nacionais e internacionais.

Publicou, também em co-autoria, sob o tema da formação de professores no ensino superior um capítulo no livro Ensino Superior: Saberes, Experiências e Desafios e na Revista Portuguesa de Pedagogia.

Destinatários
Docentes do Ensino Superior

Critérios de Seleção
Análise Curricular com prioridade para os docentes da Universidade Nova de Lisboa

Regime de faltas
Os inscritos terão de estar presentes durante toda a duração do curso.

Numerus Clausus
Número mínimo: 9
Número máximo: 20

Datas de realização
18 e 25 de maio e 1 de junho de 2017

Horários
18 e 25 maio 2017: das 18h00 às 21h00
01 junho 2017: das 17h00 às 21h00

Data limite de candidatura
06 de abril de 2017

Informações e Inscrições
Divisão Académica - Secção de Pós-Graduação
Campo Mártires da Pátria, 130 - 1169-056 Lisboa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | www.fcm.unl.pt
Tel.: 21 880 30 66 | Fax: 21 880 30 68

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