Doutoramento em Medicina - 9ª Edição

Biomedicina
Saúde Mental

APRESENTAÇÃO
O processo de Bolonha veio introduzir um 3º ciclo de estudos cujo objetivo é formar profissionais cada vez mais qualificados, preparados para prosseguir uma carreira académica ou clínica e de investigação e estabelecer a ligação entre o ensino superior de qualidade, a clínica e a investigação científica.

A NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, oferece um ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor em Medicina elaborado com base nos princípios orientadores do processo de Bolonha, nomeadamente a promoção do avanço do conhecimento através da investigação original.

Aproveitando as possibilidades de criação de novas sinergias no campo da saúde, o ciclo de estudos articula-se com o seguinte programa: Escola Doutoral da NOVA

DESTINÁRIOS
a) Os titulares do grau de Mestre em Medicina ou equivalente legal, com um mínimo de 360 ECTS.
b) Os titulares do grau de Licenciado em Medicina ou equivalente legal, de acordo com o artigo 30 do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro.

OBJETIVO GERAL
Este ciclo de estudos tem como objetivo geral formar investigadores capazes de conceber e desenvolver projetos científicos originais de forma autónoma, contribuindo para a criação de massa crítica nas instituições e aumentar o número de investigadores no País e na Europa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Este ciclo de estudos visa essencialmente que o aluno desenvolva um projecto de investigação inovador que pretenda responder às seguintes questões:

• Compreender os mecanismos moleculares, celulares e fisiológicos, quer do organismo humano normal, quer de doenças ou grupos de doenças;
  • Desenvolver e investigar modelos celulares e animais de doenças humanas.
  • Aprofundar os mecanismos de doenças ou grupos de doenças;
  • Contribuir para a prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação;
  • Promover a medicina translacional através do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para o benefício de doentes;
  • Desenvolver outras tecnologias para melhorar a prestação dos cuidados de saúde;
  • Promover a saúde das populações;
  • Conhecer aspectos epidemiológicos da saúde das populações em geral e em algumas das suas especificidades;
  • Desenvolver intervenções, programas, serviços e políticas de saúde.

ORGANIZAÇÃO
No Doutoramento será necessário realizar:

• 35 ECTS em unidades curriculares, 15 dos quais são obrigatórios
  • 10 ECTS em seminários de aprofundamento
  • 195 ECTS na tese

PRINCIPAIS UNIDADES CURRICULARES
Durante o Doutoramento os alunos têm de completar 45 ECTS nas seguinte áreas:

• Bioestatística
  • Bioética
  • Competências de Investigação
  • Ensaios Clínicos
  • Epidemiologia
  • Genética
  • Introdução à Investigação
  • Investigação Translacional
  • Investigação Laboratorial (cultura de células, experimentação animal, citometria, epigenética, anatomia patológica, etc.)
  • Saúde Global
  • Saúde Mental

Seminários em:

• Doenças Crónicas
  • Envelhecimento
  • Inflamação
  • Oncobiologia

INFORMAÇÕES GERAIS

Duração: 8 semestres (6 semestres para os doutorandos abrangidos pela Portaria 172/2008).
Início: Ano Letivo 2017/2018
ECTS: 240.
Data limite de inscrição para candidatura: 21 de abril de 2017 (on-line)
Horário: As aulas do curso de doutoramento decorrerão maioritariamente de segunda a sexta das 18 às 21 horas e aos sábados das 9 às 13 horas.

As unidades curriculares comuns a outros programas poderão decorrer em calendário diferente. Os cursos laboratoriais, pela sua natureza, terão pontualmente um horário mais alargado. Os dias de semana ocupados variam consoante as unidades curriculares seleccionadas pelos alunos.

Critérios de Selecção
O processo de selecção vai decorrer de acordo com os critérios indicados no Edital e todos os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

a) Fotocópia do certificado de habilitações indicando o grau académico com que se candidata;
b) Curriculum Vitae (só será aceite o Curriculum Vitae no formato disponível aqui).
c) Uma carta de motivação
d) Duas cartas de referência
e) Comprovativo do pagamento da taxa de candidatura

É ainda recomendada a entrega de um projeto/ideia para desenvolver no Doutoramento (mas não obrigatório), tendo em consideração que este é um dos critérios de seleção e será valorizado.

PROPINAS
Candidatura € 51
Matrícula € 35
Seguro Escolar: € 1.35
Propina anual € 2.750 *

*Este propina é referente ao 1º ano de doutoramento. Nos anos seguintes o valor da propina será indexado ao valor das bolsas atribuídas pela FCT, pelo que poderá sofrer alterações.

Desconto de 15% para atuais e antigos alunos graduados pela NMS|FCM e para Docentes/Assistentes da NMS|FCM.

Numerus Clausus
O Doutoramento em Medicina funcionará com um máximo de 25 alunos.

Informações e inscrições
Divisão Académica – Secção de Pós-Graduação
Campo Mártires da Pátria, 130 • 1169-056 Lisboa

Flyer

Candidatura Online: Chamamos a atenção que deverá preencher o formulário correspondente à especialidade que pretende frequantar.