Licenciatura em Ciências da Nutrição

4 anos (8 semestres), 240 ECTS

Descrição

A licenciatura em Ciências da Nutrição (CN) qualifica para o exercício da profissão de Nutricionista, que é uma das profissões com grande relevância, na área da saúde.

Se por um lado o quadro nacional e internacional atual reconhece a grande prevalência (e incidência) das doenças com origem na alimentação, e, por outro, existem as consequentes recomendações publicadas no Livro Branco Bruxelas (maio de 2007), compreende-se a necessidade de aumentar o investimento na formação de profissionais capazes de trabalhar as soluções para aqueles problemas. Assim, a licenciatura em CN surge num contexto nacional e internacional expectável de necessidade de investimento em profissionais de excelência na área das ciências da saúde.

Considera-se uma forte aposta da NMS|FCM no ensino das CN em partilha com boa parte do ensino da Medicina, sobretudo do ponto de vista integrativo, onde será possível uma formação para aquisição de competências ‘hands-on research skills’, permitindo ao estudante compreender associações e recomendações e assegurar diagnósticos e estratégias de intervenção mais holísticas e eficazes.

Considerando que: (i) está cientificamente provado que a taxa de incidência e o grau de gravidade das doenças relacionadas com a nutrição afetam diferentemente homens e mulheres; (ii) de acordo com a OMS, mais de 50% da população adulta europeia sofre de excesso de peso ou obesidade, (iii) calcula-se que as doenças relacionadas com a obesidade e o excesso de peso representam 6% das despesas governamentais em matéria de saúde nalguns Estados-Membros; que os custos indiretos decorrentes destas doenças, através da redução da produtividade e das baixas por doença, por exemplo, são consideravelmente ainda mais elevadas, (iv) está provado cientificamente que a obesidade abdominal é um dos principais fatores conducentes a diversas doenças ligadas ao excesso de peso, como as doenças cardiovasculares e a diabetes de tipo 2, (v) os hábitos alimentares adquiridos na infância se mantêm, frequentemente, na idade adulta e a investigação demonstrou que é mais provável que as crianças obesas se transformem em adultos obesos, (vi) os cidadãos europeus vivem num ambiente "obesogénico", em que estilos de vida sedentários têm vindo a aumentar o risco de doença metabólica, (vii) uma dieta deficiente constitui um importante fator de risco para outras doenças relacionadas com a alimentação e que são as principais responsáveis por mortes na UE, nomeadamente as doenças coronárias, os cancros, a diabetes e os acidentes vasculares-cerebrais; considera-se, portanto, crucial o ensino da nutrição nas escolas de medicina.

 

Informações Gerais

A licenciatura está desenhada de modo a que os futuros Nutricionistas sejam capazes de: utilizar conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); avaliar, analisar e tomar decisões fundamentadas em evidências científicas (Código Deontológico dos Nutricionistas, Art. 4, alínea d); expressar opinião pessoal com argumentação; tomar posições revelando atitude crítica e/ou humanista e/ou ética; expressar capacidade de desenhar estratégias adequadas às diferentes situações e em diferentes cenários; desempenhar a profissão evidenciando uma postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento das diversas atividades profissionais; respeitar a diversidade e; como parte ativa, participar no debate de políticas de saúde.

Esta licenciatura permite aos futuros profissionais a aquisição de aptidões para fazer diagnóstico, intervenção e monitorização, gestão de processos e de pessoas, comunicação e transferência de tecnologias.

 

 

Conceição Calhau

Conceição Calhau

Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS|FCM)

Professora Associada com Agregação da NOVA Medical School

Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas

Licenciatura em Ciências da Nutrição em 1996 pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, doutoramento em Biologia Humana em 2002 e Agregação em Metabolismo Clínica e Experimentação em 2010, ambos os graus obtidos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Envolvida no ensino na Universidade do Porto desde 1996, no Departamento de Bioquímica da FMUP, onde lecionou as disciplinas de Bioquímica, de Nutrição e de Toxicologia Alimentar.

Atualmente Professora Associada, responsável pela disciplina de Nutrição e Metabolismo do Mestrado Integrado em Medicina na NMS. 

Investigadora do CINTESIS coordenando o grupo de investigação ProNutri (Clinical Nutrition & Disease Programming).

Coordenadora do grupo de Nutrição na rede nacional de ensaios clínicos PtCRIN.

As suas principais áreas de interesse de investigação, de translação, têm sido os compostos bioativos presentes na alimentação, como os polifenóis, os ácidos gordos ómega 3, os alteradores endócrinos na disfunção metabólica. Tem estado envolvida em diversos projetos de investigação financiados sobretudo pelo governo português e envolvendo a indústria agro-alimentar.

É autora de mais de 100 publicações indexadas no ISI (orcid.org/0000-0001-9567-3379; Scopus Author ID: 6701578877), tendo participado em cerca de 70 conferências por convite. Orienta mais de 10 estudantes de doutoramento, tendo 11 já terminado com sucesso a sua dissertação.

Inscrita na Ordem dos Nutricionistas (572N), Presidente da Comissão de Estágios à Ordem (2013-2015) e membro do Conselho Geral da Ordem (2013-2015).

Atualmente é Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas.

Membro consultor de diversas sociedades científicas e médicas.

 

Saídas Profissionais

O Licenciado em Ciências da Nutrição será capaz de:

Realizar diagnóstico nutricional a indivíduos e a grupos; prescrever o plano alimentar; prescrever suplementos alimentares e nutricionais de acordo com necessidades; prescrever nutrição artificial; intervir em contextos especiais (desporto, outras); estudar os padrões alimentares da população; elaborar planos de ementas e fichas técnicas; desenvolver sistemas de produção, transformação, preparação e distribuição dos alimentos; aplicar legislação, regulamentação e normas alimentares nacionais e internacionais; analisar as características físicas, químicas, microbiológicas, sensoriais e reológicas dos alimentos; gerir unidades de nutrição e alimentação nos diferentes contextos profissionais; planear, implementar e avaliar políticas nutricionais e alimentares; desenvolver consultoria; participar no planeamento, implementação, gestão e avaliação de projetos de investigação; prestar assessoria na inovação, conceção e marketing alimentar e nutricional; elaborar pareceres técnico-científicos.

 

Plano Curricular

UC

ECTS

   

ECTS

SEMESTRE 1

   

SEMESTRE 2

 

Biologia Molecular e Celular

5,5

 

Nutrição e Metabolismo II

5

Nutrição e Metabolismo I

5

 

Bioestatística I

3

Sociologia e História da Alimentação

3

 

Morfologia I

5

Produção Primária de Alimentos

5,5

 

Genética

3

Química dos Alimentos

5,5

 

Nutrição Humana

6

Alimentação Humana

5,5

 

Comunicação em Saúde

5

     

Opcional

3

 

30

   

30

         

SEMESTRE 3

   

SEMESTRE 4

 

Imunologia

4

 

Biopatologia

5

Epidemiologia Nutricional

4

 

Fisiopatologia

5

Fisiologia

9

 

Microbiologia Alimentar

4

Morfologia II

5

 

Bromatologia

4

Microbiologia Básica

4

 

Saúde pública

4

Tecnologia alimentar e novos produtos

4

 

Gastrotecnia

5

 

 

 

Marketing Alimentar e Nutricional

3

 

30

   

30

         

SEMESTRE 5

   

SEMESTRE 6

 

Metodologias de Investigação

5

 

Nutrição no Desporto

4

Farmacologia

4

 

Nutrição em Geriatria

4

Toxicologia Alimentar

5

 

Qualidade Alimentar e Sistemas de Gestão

4

Segurança Alimentar

4

 

Psicologia e Nutrição

5

Ferramentas de Gestão em Alimentação

3

 

Dietoterapia I

6

Nutrição Materna e Pediátrica

5

 

Nutrição Comunitária

4

Avaliação Nutricional

4

 

Ética e Deontologia Profissional

3

         
 

30

   

30

         

SEMESTRE 7

   

SEMESTRE 8

 

Projeto de investigação

5

 

Estágio

30

Bioestatística II

4

     

Alimentação Coletiva e Gestão

6

     

Dietoterapia II

6

     

Nutrição Artificial

5

     

Política Nutricional

4

     
 

30