FADE - Fast Assessment Diagnostic Echography - 3ª Edição

 

 

 

Curso a realizar nos na semana de 26 a 30 de Novembro, em modalidade de e-learning e com 1 dia de actividade presencial (6ª feira dia 30/11) para prática do protocolo de estudo "hands-on" e com deslocação a UCI´s para realização do exame à cabeceira dos doentes.

Coordenação
Prof. Doutor Paulo Marcelino

Apresentação
Curso teórico-prático vocacionado para o diagnóstico rápido de situações críticas ou informações complementares de elevada importância, a obter através da ecografia torácica, cardíaca e pleuro-pulmonar.
Sendo um curso eminentemente prático, pretende-se que os formandos obtenham o máximo de tempo de execução de exames (aquisição de imagens), orientados pelos formadores.
Nas intervenções teóricas dá-se especial ênfase ao contexto dos exames, vocacionados para os temas de cuidados intensivos e emergência, e na devida contextualização, dentro dos problemas específicos do doente (de que forma o exame ajuda a compreender a situação – clinical solving problems).
No aspecto prático, os formandos terão ainda sessões de aprendizagem numa unidade de cuidados intensivos, de forma a aplicar e contextualizar os temas abordados.
Este Curso será ministrado em regime de b-learning. Os 6 temas que constam do programa não serão por isso leccionados presencialmente, tendo os alunos acesso online à plataforma onde os conteúdos serão disponibilizados, na semana de 26 a 30 de Novembro.
No dia 30 de Novembro realizar-se-à uma sessão presencial para prática de exames hands-on, em 3 estações: paraesternal, apical e subcostal.
A 3ª parte deste curso consistirá na execução de exames em doentes críticos. Os formandos combinam com os Docentes a visita às UCI's que escolheram para completar a formação.

Objectivos
Introdução à ecografia cardíaca e pleuro-pulmonar em cuidados intensivos e emergência.

Destinatários
Estudantes de Medicina, licenciados em Medicina, Licenciados em outras áreas da saúde com eventual interesse nas matérias, técnicos de cardiopneumologia.

Corpo Docente
Paulo Marcelino, Coordenador Científico ·
Licenciado em Medicina em 1989, especialista em Medicina Interna em 1998, sub-especialista em Medicina Intensiva em 2004, Mestre em Bioética em 2004, Doutor em Medicina em 2009.
Susan Marum · Licenciada em Medicina em 1989, Especialista em Medicina Interna em 1997, sub-especialista em Medicina Intensiva em 2004.
Ana Paula Fernandes · Licenciada em Medicina em 1990, especialista de Medicina Interna em 1998, sub-especialista em Medicina Intensiva em 2004.
Nuno Germano · Licenciado em Medicina em 1998, especialista em Medicina Interna em 2006, Mestrado em doenças infecciosas emergentes em 2006.

Metodologia de Avaliação
Avaliação prática (aquisição de imagem)
Avaliação teórica (teste de resposta múltipla)
Avaliação participativa (entendimento geral da matéria em discussão)

Programa
Temas ministrados em e-Learning

1. O exame ecocardiográfico normal e a avaliação FADE
2. O papel da ecocardiografia na avaliação do doente crítico
3. Patologia valvular
4. Patologia do ventriculo direito
5. Avaliação do pericardio
6. Débito cardíaco e hipotensão.

Sessões hands-on
Os formandos serão divididos em 3 grupos e praticam 3 planos de incidências em 3 estações de trabalho: estação paraesternal, estação apical e estação subcostal. Todos os formandos devem passar por todas as 3 estações.

Sessões práticas nas UCI’s
O exame ecocardiográfico em cuidados intensivos (sistematização) avaliação da resposta aos fluidos por ecocardiografia; aferição da volémia por ecocardiografia; avaliação ecocardiográfica do doente em sépsis.
No segundo dia os formandos serão de novo divididos em 3 grupos, que rotativamente irão visitar e praticar ecocardiografia numa unidade de cuidados intensivos, apoiados pelos formadores. Na unidade devem discutir as vantagens e informação do exame ecocardiográfico.
Enquanto isto, os 2 restantes grupos discutem casos clínicos seleccionados, com recurso a imagens dinâmicas e explicação contextualizada por parte dos formadores.

Avaliação


Informações Gerais
Duração
- 16 horas
ECTS - 1,5
Datas de realização - 26 a 30 de Novembro de 2012
Data limite de inscrição - 15 de Novembro de 2012
Horário - O Curso decorrerá em regime b-Learning
Numerus Clausus - O curso funcionará com um mínimo de 16 e um máximo de 25 alunos.

Informações e Inscrições
Divisão Académica - Secção de Pós-Graduação
Campo Mártires da Pátria, 130 · 1169-056 Lisboa
Tel. 21 880 30 66
Fax: 21 880 30 68

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.fcm.unl.pt

Nota: Condições Especiais para Licenciados pela FCM