Apresentação

O Curso de Mestrado em Epidemiologia Bioestatística e Investigação em Saúde (EPIBIS) resulta de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) e a NOVA Medical School (NMS) e pretende dotar os participantes de conhecimentos e metodologias de investigação epidemiológica, de modo a permitir elaborar e desenvolver, de forma autónoma, projetos de investigação epidemiológica.
O EPIBIS destina-se a profissionais de saúde e pessoas com formação ou interesse pelas áreas da saúde, investigação epidemiológica e bioestatística (médicos, biomédicos, enfermeiros, nutricionistas, matemáticos/estatísticos, gestores, entre outros).

Este Mestrado tem como objetivos:

• Autonomizar os participantes na colocação de questões de investigação com impacto populacional;
• Dotar os participantes de conhecimentos sobre epidemiologia básica, avançada e aplicada a várias especialidades e doenças;
• Fornecer conhecimentos de estatística básica e avançada para aplicação em estudos em saúde;
• Reforçar o gosto pelo estudo e conhecimento, com o objetivo final de melhorar os cuidados prestados aos doentes;
• Fornecer conhecimentos sobre bioética e boas práticas clínicas;
• Desenvolver a capacidade crítica em relação aos resultados de investigação publicada e disponível;
• Melhorar a escrita e submissão de protocolos e artigos científicos, otimizar a gestão de projetos e a gestão de equipas;
• Adequar e otimizar a comunicação de resultados para várias audiências (científica, comunicação social, população geral).

Competências

Pretende-se que no final do Mestrado os alunos tenham atingido as seguintes competências:
• Obtenção e desenvolvimento de conhecimento metodológico, científico e analítico
• Capacidade de recolher dados e analisar a dinâmica e a complexidade da investigação, inovação nos serviços de saúde, gestão da inovação e gestão da qualidade
• Capacidade de avaliar criticamente a aplicabilidade prática de teorias, conceitos e modelos de investigação na área da saúde
• Capacidade de produzir e gerir investigação em serviços de saúde e efetuar a gestão de projetos
• Capacidade de desenvolver um ambiente criativo dentro de um contexto de saúde
• Capacidade de desenvolver soluções bem argumentadas para problemas de investigação em serviços de saúde

Saídas Profissionais

Empregabilidade na área da saúde incluindo indústria farmacêutica, serviços de saúde, consultoria, investigação em saúde.

Plano curricular

1º Ano

Unidades Curriculares Semestrais

Gestão de Projectos em Saúde

Estatística

Epidemiologia

Métodos Qualitativos

Epidemiologia Avançada

Estatística Avançada

Ética da Investigação

Comunicação de Ciência

Opcional 1

Opcional 2

2º Ano

Seminário de Epidemiologia

Seminário de Investigação

Trabalho de Projeto

Total de ECTS

Coordenadores:
Prof. Pedro Aguiar (ENSP-NOVA) | Prof.ª Helena Canhão (NMS)
Coordenadores Adjuntos:
Prof.ª Carla Nunes (ENSP-NOVA) | Prof.º Bruno Heleno (NMS)

Informação Geral

2 anos letivos [1 out 2019 - 17 jul 2021]

Ano 1
Unidades curriculares obrigatórias
3ª e 5ª feira | 16:30h às 22:10h
Unidades curriculares opcionais
4ª feira (tarde) e/ou sábado (manhã)

Datas de candidatura
Candidatura: 13 jul - 8 set
Seleção: 9 set - 13 set
Matrícula: Até 27 set (e após publicação da lista de admitidos)

Candidaturas

A candidatura ao Curso de Mestrado em Epidemiologia Bioestatística e Investigação em Saúde é feita online, por preenchimento de formulário próprio e questionário biográfico.
A documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente e quaisquer outros elementos curriculares que o candidato entenda relevantes são anexados ao formulário.

• Grau de licenciatura (ou equivalente)
• Domínio do português e inglês (para compreensão de bibliografia)

Seleção

Os candidatos são selecionados por análise curricular e poderão ser submetidos a entrevista individual, por um júri constituído para o efeito. As entrevistas realizar-se-ão, previsivelmente, entre os dias 9 e 13 de setembro.
O Curso funciona com um número mínimo de 10 inscrições e um máximo de 25, salvaguardando a hipótese de admitir supranumerários.

Propinas

Taxa de candidatura - € 51,00