Mestrado em Epidemiologia

Prof. Doutora Inês Fronteira  |
  é licenciada em enfermagem, mestre em Saúde Pública e doutor em Saúde Internacional.
É professora auxiliar da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística. Integrou vários projetos nacionais e internacionais como epidemiologista.
Pertence aos corpos dirigentes da Associação Portuguesa de Epidemiologia.

Comissão Científica
Coordenadora: Prof. Doutora Inês Fronteira (IHMT)
Prof. Doutor João Prista (ENSP)
Prof. Doutor Carlos Dias (ENSP)
Prof. Doutor Miguel Xavier (FCM)

Mensagem da Coordenação
O Curso de Pós-Graduação em Epidemiologia terá no próximo ano letivo a sua primeira edição. Contamos, para o seu sucesso, com uma equipa de docentes com larga experiência em epidemiologia e nas suas diferentes áreas de aplicação que, estamos certos, irá ao encontro das suas expetativas e lhe permitirá realizar os objetivos a que se propõe quando se candidata a esta Pós-Graduação É nosso objetivo dar-lhe uma formação teórica e prática sólida em epidemiologia que lhe permita atuar nos mais diferentes contextos epidemiológicos quer a nível nacional quer internacional.
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, a Escola Nacional de Saúde Pública e a Faculdade de Ciências Médicas tudo farão para que esta primeira edição da Pós-Graduação seja um sucesso e percursora de muitas outras. Esperamos, também, contar com os seus contributos para que, juntos, construamos uma Pós-Graduação de excelência.

Apresentação
Formação teórico-prática em Epidemiologia que pretende formar pessoas com conhecimento e competências de investigação epidemiológica e métodos epidemiológicos, capazes de intervir nas áreas relevantes para a saúde, saúde pública e sistemas de serviços de saúde, nomeadamente, investigação de possíveis causas e determinantes dos problemas de saúde e avaliação das intervenções para os prevenir e/ ou controlar.

Com o Mestrado em Epidemiologia pretende-se que o aluno seja capaz de:

• Demonstrar conhecimento avançado em Epidemiologia e sobre a contribuição desta para as disciplinas afins à saúde;
  • Escolher o desenho metodológico apropriado ao problema em estudo;
  • Desenvolver e implementar protocolos detalhados de estudos epidemiológicos;
  • Criar bases de dados, carregar os dados, gerir as bases de dados e analisar dados epidemiológicos;
  • Avaliar os resultados dos estudos epidemiológicos, incluindo a análise crítica do problema em estudo, desenho, métodos, implementação, análise e interpretação dos resultados
  • Comunicar oralmente, por escrito ou por outros meios, os resultados das investigações epidemiológicas.

Destinatários
Licenciatura em ciências da saúde e áreas afins.

Plano Curricular
O mestrado tem a duração máxima de 3 semestres letivos.
A componente curricular corresponde aos dois primeiros semestres. O primeiro semestre inclui apenas unidades curriculares obrigatórias relativas às ferramentas básicas em epidemiologia. O segundo inclui unidades curriculares obrigatórias e opcionais O terceiro semestre diz respeito à componente não letiva de preparação e apresentação de uma dissertação original e exige, para sua frequência, aproveitamento em todas as unidades curriculares do 1º e 2º semestres.
O total de ECTS necessário à obtenção do grau de mestre é de 93, correspondendo 60 ECTS à componente curricular e 33 ECTS à dissertação.

1º Semestre

Unidade Curricular

Conceitos em Epidemiologia

Obrigatória