Programa Eco-Escolas

Edifício_sede__2018-08-30_-_6806.jpg

Eco-Escolas_logo2.png

A NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas é desde 2015 uma Eco-Escola, reconhecimento atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa), tendo recebido, desde então, simbolicamente, a Bandeira Verde de Eco-Escola.

O Eco-Escolas é um programa internacional desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, no âmbito da Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Este programa fornece metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos.

Na NMS todos os anos são desenvolvidas diversas atividades que envolvem toda a comunidade e que promovem os valores defendidos pelo Programa. O Conselho Eco-Escolas da NMS, composto atualmente por 6 estudantes, 4 docentes e 6 não docentes, reúne trimestralmente para planear atividades a implementar, numa ótica de melhoria contínua e adaptada à realidade da faculdade. O grande empenho e envolvimento dos estudantes, conhecedores desta realidade, tem sido o maior contributo na concretização deste Programa na NMS.

Conheça mais sobre o Programa Eco-Escolas aqui (https://ecoescolas.abae.pt/).

Consulte o relatório Eco-Escolas da NMS referente às atividades desenvolvidas em 2018.

Siga-nos na página de FB da NMS Logo_FB.jpge da AEFCMLogo_FB.jpg

EcoCampus_logo2.png

Em 2020 a NMS vai candidatar-se ao 1º Galardão “EcoCampus Portugal”, a atribuir às instituições que integram já a rede Eco-Escolas no Ensino Superior (faculdades, escolas superiores, universidades e politécnicos). Este será um desafio na adoção da metodologia dos “7 passos“, envolvendo ativamente as diversas valências do “campus”, agilizando a concretização dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) e contribuindo para a concretização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este galardão está alinhado a nível internacional com a rede FEE EcoCampus.

Mais informação disponível em: https://ecoescolas.abae.pt/ecocampus-portugal/