Curso Pós-Graduado em Nutrição no Desporto - 1ª Edição

Formulário de Candidatura

Folheto

Nova Data-Limite de Candidatura: 18 setembro 2020 (até às 17h00)

Apresentação do Curso:

A Nutrição no Desporto tem sido uma área de ampla evolução nos últimos anos. A alimentação e a nutrição desempenham um papel fulcral no desempenho desportivo, e os atletas são encorajados a seguir estratégias nutricionais para otimizar o seu rendimento físico e mental e o seu estado de saúde. As estratégias a aplicar têm-se tornado cada vez mais específicas, adaptadas ao treino e personalizadas. Deste modo, esta formação pretende focar nos pontos essenciais referentes à Nutrição no desporto, desde noções fundamentais a estratégias individuais e focadas em objetivos específicos do atleta. O curso encontra-se dividido em 4 módulos, que representam 4 áreas chave na nutrição desportiva: (1) Noções fundamentais, (2) Avaliação do estado nutricional do atleta, (3) Estratégias de gestão da composição corporal no desporto e (4) Suplementação no desporto.

Módulo 1 - Noções fundamentais

Cada vez se reconhece mais a influência das estratégias alimentares e nutricionais em contexto desportivo. Desta forma, o conteúdo programático aqui apresentado contempla a revisão de grandes temáticas fundamentais e ainda atualização dos conhecimentos e atualidades. Trata-se dum revisitar do metabolismo e da nutrição e alimentação desportiva de forma integrada e direcionada.

Módulo 2 - Avaliação do estado nutricional do atleta

A avaliação nutricional do atleta é o primeiro passo para, de forma criteriosa e assertiva, se proporem estratégias alimentares personalizadas e utilização de suplementação. Para tal, é necessário saber recolher de forma correta a história alimentar do atleta e também compreender e saber interpretar a informação referente a composição corporal e bioquímica de interesse em contexto de desporto. Uma avaliação completa deverá idealmente incluir uma avaliação alimentar, análise antropométrica e de composição corporal, parâmetros bioquímicos, exame clínico com foco na alimentação e história clínica do atleta. Este módulo tem, assim, como objetivo abordar estes pontos fundamentais para uma correta avaliação do estado nutricional dos atletas, de modo a se poder traçar uma estratégia nutricional específica e personalizada em contexto desportivo.

Módulo 3 - Estratégias de gestão da composição corporal no desporto

A modulação da composição corporal no desporto é um desafio constante. E é um desafio por vários motivos: por um lado, o emagrecimento e a hipertrofia são objetivos frequentes dos atletas, por outro, é um desafio escolher as estratégias a aplicar em cada um destes casos específicos. Mais ainda, a área das estratégias para gestão da composição corporal em atletas está em constante evolução e o conhecimento especificamente aplicado ao desporto tem sido foco de estudo. Deste modo, torna-se fundamental aprofundar e atualizar conhecimentos nesta área particular que é de importante relevo em contexto desportivo.

Módulo 4 - Suplementação no desporto

A suplementação no desporto é, por si só, um hot topic dentro da nutrição no desporto. Torna-se desafiante perceber quais as substâncias que são suportadas pela ciência, qual o nível de evidência desse mesmo suporte e como transpor para a prática clínica esse conhecimento. É fundamental também compreender a necessidade, ou não, da sua utilização, e qual o melhor contexto de aplicação. Por todos estes motivos, é fundamental aprofundar e atualizar conhecimentos nesta área particular que é de importante relevo em contexto desportivo e que está em constante evolução.

Objetivos Gerais:

Modulo 1:

1. Conhecer os princípios da fisiologia do desporto e do consumo energético
  2. Reconhecer as vias do metabolismo energético e as necessidades energéticas em contexto de desporto
  3. Reconhecer o papel e a função dos nutrientes no desporto
  4. Identificar o estado de hidratação como importante para o rendimento desportivo e identificar estratégias adequadas à sua manutenção
  5. Conhecer os suplementos alimentares utilizados em contexto desportivo

Módulo 2:

1. Conhecer os métodos de determinação da composição corporal no atleta e reconhecer qual o mais adequado mediante o objetivo e o enquadramento
  2. Identificar qual a composição corporal aconselhada em função da modalidade desportiva e do atleta
  3. Compreender quais os parâmetros bioquímicos de interesse no atleta e a relevância da sua utilização em contexto de desporto
  4. Reconhecer qual a informação clínica e alimentar de interesse para o delineamento de estratégias nutricionais personalizadas