Utilizadores

ALUNOS

DOCENTES E INVESTIGADORES

ANTIGOS ALUNOS/EXTERNOS

GUIA DO UTILIZADOR DA BIBLIOTECA (PDF)

A Biblioteca dirige-se principalmente aos utilizadores da NMS|FCM, designados utilizadores internos - discentes, pré e pós-graduados, docentes, investigadores e funcionários.

Para poder solicitar o empréstimo, renovação e reserva de livros, reservar gabinetes de estudo e efetuar fotocópias e impressões tem que estar inscrito e possuir cartão de utilizador da Biblioteca NMS|FCM.

Alguns utilizadores não internos em determinadas circunstâncias (estagiários, membros da Associação de Antigos Alunos da NMS|FCM, etc) poderão ter acesso a alguns serviços em consições semelhantes aos internos.

Os utilizadores externos podem utilizar a Biblioteca apenas para consulta nas suas instalações (devem estar registados na base de utilizadores e identificados com cartão de visitante).

ALUNOS

Alunos pré-graduados

Alunos pós-graduados

• Autorização Empréstimo Teses/Dissertação na Biblioteca (PT - EN)
  • Autorização Disponibilização Acesso ao Repositório Institucional RUN (PT - EN)
  • Informações sobre "política" do RUN (ver PDF)

E-Teses

• RUN - Teses da UNL
  • RCAAP - Teses das Universidades Portuguesas
  • DART Europe - Teses das Universidades Europeias

Pesquisa de Informação

Acesso aos Recursos Eletrónicos
  • Na Biblioteca - Wireless (solicitar password no balcão de atendimento do piso 0)
  • Fora da Biblioteca - Instalação de VPN (Instruções)

Associação de Estudantes da FCM

DOCENTES E INVESTIGADORES

Informação Geral

Pesquisa de Informação

Aquisição Documental

• Para sugerir novas aquisições de livros, revistas e recursos, contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Para saber qual a bibliografia recomendada por uma dada unidade curricular clique aqui

Produção Cientifica FCM
  • A Biblioteca administra o software de tratamento e validação de dados da produção cientifica da NMS|FCM (CONVERIS). Para solicitar qualquer informação envie e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contate Luís Nobre (21 880 3100 ext: 26019).
  • Se pretender criar um registo ORCID – iniciativa aberta para a criação e manutenção de um registo único alfanumérico para cada investigador/académico permitindo a gestão das suas atividades, sem custos a título individual, clique aqui. Este registo  vai resolver a questão levantada pela ambiguidade de nomes semelhantes numa dada pesquisa por Autor, através da correspondência entre este código e a produção de cada investigador e optimizar um mecanismo aberto entre a organização e objectos de pesquisa como publicações, bolsas e patentes.  Cada investigador pode gerir o seu perfil e definir o que pretende manter público ou privado, podendo sincronizar os dados do registo ORCID com sistemas externos (caso do Scopus).
  • A Biblioteca integra as Teses e Dissertações no Repositório Institucional RUN.  Para pesquisar clique aqui
  • Para indicar a disponibilidade de acesso a uma Teses/Dissertação, deve preencher a declaração de autorização RUN, pode fazer o download do PDF aqui (PT - EN).
  • Informações sobre política do RUN, ver aqui (PDF).
  • Para pesquisar informação sobre políticas de Copyright das editoras: Internacional e Nacional.
  • Para obter informação sobre estes tópicos, contate a bibliotecária: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Acesso aos Recursos Electrónicos

• Na Biblioteca - Wireless (pedir password no balcão de atendimento, piso 0).
  • Fora da Biblioteca - Instalar VPN (ver aqui indicações)

Antigos Alunos

Externos