FAQ's (perguntas mais frequentes)

1. Quando me pedem resultados de uma pesquisa Medline posso fazer a pesquisa na PubMed que é consultável gratuitamente na Internet?

2. Porque é que não consigo aceder a alguns documentos / informações (por exemplo colecções de revistas e tratados) quando estou a consultar o site da Faculdade em casa?

3. Sou estudante do ano comum da NMS|FCM posso utilizar os gabinetes de estudo disponíveis na biblioteca?

4. Sou estudante da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas e também gostava de colaborar no trabalho da Biblioteca como outros colegas meus: como hei-de fazer?

5. Não sou da Faculdade, posso utilizar a Biblioteca?

6. Tenho um tema para desenvolver e não faço a menor ideia por onde começar. Poderei ter alguma orientação? 

7. Tenho exame daqui a uns meses e precisaria de garantir a consulta de um determinado livro para a semana anterior. Como fazer?

8. Nem sempre posso vir à Biblioteca para pedir reserva de empréstimo ou outro tipo de serviços. Poderei fazê-lo sem me deslocar? 

9. Preciso de consultar uma revista que não existe na NMS|FCM. Como fazer?

10. Sei que não existe na Biblioteca NMS|FCM um determinado livro, mas que existe noutra Biblioteca. Como posso ter acesso a ele?

11. O que é o "Factor de Impacto" de uma revista?

 

 

 

 

 

 

1. Quando me pedem resultados de uma pesquisa Medline posso fazer a pesquisa na PubMed que é consultável gratuitamente na Internet?

Sim. Estas bases de dados são praticamente idênticas. PubMed é o acesso Internet da Medline, base de dados bibliográficos da National Library of Medicine (Bethesda, MD) - a maior biblioteca médica do mundo - e inclui algumas informações adicionais relativamente à Medline. Para ter uma noção exacta das diferenças clique aqui => What's the Difference Between MEDLINE® and PubMed®?

Para ter orientações nessa pesquisa clique aqui => Usar PubMed

 

 

 

2. Porque é que não consigo aceder a alguns documentos / informações (por exemplo colecções de revistas e tratados) quando estou a consultar o site da Faculdade em casa?

Muitas das informações existentes na Internet só se tornam visíveis se forem pagas. Este é o caso de vários documentos que a NMS|FCM pagou para possibilitar a consulta dos seus membros autorizados (docentes, alunos, funcionários). 
Para ter acesso às coleções de revistas assinadas e e-books disponíveis (Access Medicine e STAT!Ref) deverá instalar a VPN no seu computador, para saber como consulte aqui

 

 

 

3. Sou estudante do ano comum da NMS|FCM, será que posso utilizar os gabinetes de estudo disponíveis na biblioteca?

A biblioteca NMS|FCM disponibiliza no Piso -1 do novo edifício, gabinetes de estudo em grupo e individual para os membros da NMS|FCM, os alunos do ano comum somente poderão reservar estes espaços desde que não existam reservas por parte dos restantes membros, que tem prioridade na sua utilização.

 

 


4. Sou estudante da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas e também gostava de colaborar no trabalho da Biblioteca como outros colegas meus: como hei-de fazer?

A colaboração dos estudantes na Biblioteca resulta de um projecto desenvolvido em parceria pelas Associação de Estudantes da NMS|FCM (AEFCML) e a Biblioteca da NMS|FCM. Todos os anos – são anunciados e divulgados pela Faculdade os convites às candidaturas. Estudantes de todos os anos são bem-vindos!!
Esteja atento ao site e facebook da biblioteca.

 

 

5. Não sou da faculdade, posso consultar a Biblioteca?

Todas as pessoas que estudam, ensinam e de um modo geral trabalham na Instituição - Utilizadores Internos - têm automaticamente direito aos serviços da Biblioteca.
A Biblioteca NMS|FCM está aberta a qualquer pessoa que deseje consultar as obras na sala de leitura, no Piso -2 (Empréstimo de Presença). 
Os Utilizadores Externos não estão de um modo geral abrangidos pelo Empréstimo Domiciliário mas beneficiam dos restantes serviços, mediante determinadas condições.
Veja os serviços disponíveis no item Apoio aos utilizadores.

 

 

6. Tenho um tema para desenvolver e não faço a menor ideia por onde começar. Poderei ter alguma orientação?

Sim, poderá dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Utilizador, no Piso -2, onde lhe será dada orientação de acordo com o tipo de necessidade informativa.

O site fornece apoio na área Literacia da Informação. Veja também quais os serviços disponíveis no item Apoio aos utilizadores.

 

 

7. Tenho exame daqui a uns meses e precisaria de garantir a consulta de um determinado livro de texto para a semana anterior. Como fazer?

Só é possível reservar uma obra se essa mesma obra não se encontrar disponível, assim se é utilizador interno da Biblioteca NMS|FCM pode reservar em seu nome a obra pretendida de forma a garantir o empréstimo, logo que a obra se encontre disponível.

Veja aqui os contactos da Biblioteca NMS|FCM

Veja no site quais os serviços disponíveis no item Apoio aos utilizadores.

 

 

8. Nem sempre posso vir à Biblioteca para solicitar a reserva de empréstimo ou outro tipo de serviços. Poderei fazê-lo sem me deslocar?

A Biblioteca também aceita pedidos por via postal, telefone, fax e correio electrónico. 

Veja naBiblioMedConsulta quais os serviços disponíveis no item Apoio aos utilizadores.

 

 

9. Preciso de consultar uma revista que não existe na NMS|FCM, como fazer?

Se é utilizador interno da Biblioteca NMS|FCM pode pedir que a Biblioteca localize e obtenha do exterior os artigos pretendidos. O sector de "Fornecimento de Documentos" está identificado no site em Contactos

 

 


10. Sei que não existe na Biblioteca NMS|FCM um determinado livro , mas que existe noutra Biblioteca . Como posso ter acesso a ele?

Se é utilizador interno, da Biblioteca NMS|FCM pode obter a obra sem ter que se deslocar à Biblioteca onde a localizou mediante um empréstimo praticado a nível inter-institucional e designado "Empréstimo inter Bibliotecas".

A Biblioteca NMS|FCM poderá requisitar a obra pretendida em condições e por períodos variáveis em função das regras da Biblioteca fornecedora.

Veja aqui os contactos da Biblioteca NMS|FCM

 

 


11. O que é o "Factor de Impacto" de uma revista ?

Definição
O Factor de Impacto-FI de uma revista (Journal Impact Factor-IF) é uma medida da frequência pela qual um artigo-padrão (average article) dessa determinada revista foi citado num ano determinado.

Origem do FI
Foi criado no âmbito do “Information Sciences Institute-ISI”, instituição “for-profit” dos EUA.

Utilização
O FI é utilizado como contributo para a avaliação da importância relativa de um periódico científico, nomeadamente quando comparado com outros da mesma área do conhecimento.
É um dos critérios bibliométricos mais utilizados na avaliação da produção científica, com aplicação a indivíduos, departamentos, Instituições ou mesmo países.

Como se calcula
O FI é calculado dividindo o número das citações correntes feitas a artigos publicados nos 2 anos anteriores, pelo número total de artigos publicados nos 2 anos anteriores.

Para pesquisar o FI das revistas
Pode saber o FI de várias revistas utilizando a assinatura nacional da base => ISI Web of Knowledge , entre aqui.

No entanto, estes dados são fornecidos através da base «Journal Citation Reports-JCR».

A pesquisa pode ser feita por um só título, por áreas científicas (englobando vários títulos) e também por ordem alfabética de títulos.