Mestrado em Bioquímica para a Saúde

Entra em funcionamento já no próximo ano letivo de 2013/2014

120 ECTS para obtenção do grau de Mestre em Bioquímica para a Saúde

Mestrado em Associação entre três Instituições da Universidade Nova: FCT, ITQB e FCM

Objetivos

O Mestrado em Bioquímica para a Saúde tem como objectivos ajudar os alunos a adquirirem uma perspectiva analítica e desenvolverem uma postura crítica sobre diversas questões da bioquímica aplicada à saúde humana. Para isso contribuem uma formação sólida em Bioquímica e na sua interface com a Biofísica, a Biologia, a Biotecnologia, a Química (na perspetiva farmacológica), a Bioética e o Empreendedorismo. A componente prática da formação é também muito valorizada, por exemplo através dos módulos de Práticas Laboratoriais Integradas I e II.

A formação académica multidisciplinar do Mestrado em Bioquímica para a Saúde assenta nas competências únicas de três instituições da NOVA - Faculdade de Ciêncas e Tecnologia, Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Faculdade de Ciências Médicas - e conta ainda com a colaboração de docentes do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, Instituto Gulbenkian de Ciências, Centro de Estudos de Doenças Crónicas e Instituto Superior Técnico. Os alunos têm assim acesso quer a projectos de investigação fundamental quer a projectos de investigação e desenvolvimento na indústria e serviços relacionados com a saúde, como sejam a Indústria Farmacêutica, Análises Clínicas e a Biotecnologia.

No 2º ano do Mestrado em Bioquímica para a Saúde, os alunos podem optar por um dos laboratórios de investigação das instituições associadas ou outras no País, ou ainda por uma empresa para elaborarem a sua Dissertação.

Coordenador FCT: Prof. Ricardo Franco
Coordenador ITQB: Dr. Pedro Matias
Coordenador FCM: Prof. António Sebastião

Condições de Acesso

1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Ciências Exactas ou Tecnologia;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Critérios de seriação

1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Plano Curricular

Plano curricular