Normas de Funcionamento

De modo a poder proporcionar um ambiente favorável ao estudo, aprendizagem e outras atividades da Biblioteca NMS|FCM, solicita-se a todos os utilizadores o cumprimento das seguintes Normas de Funcionamento no  espaço da biblioteca, assim:

BALCÃO DE ATENDIMENTO

1. Área de interface para o empréstimo domiciliário ou temporário
  2. Área de gestão de utilização dos gabinetes de estudo e cacifos
  3. Área de pagamento de fotocópias e impressões
  4. Não fazer barulho, de modo a incomodar os outros utilizadores e usar esta zona exclusivamente para os propósitos acima mencionados
  5. Tratar com cortesia e respeitosamente utilizadores e funcionários.

EXPOSIÇÃO DE REVISTAS

1. Usar esta área preferencialmente para a consulta das revistas mais recentes chegadas à Biblioteca.
  2. Não é permitido levar os exemplares de revistas para outros espaços da biblioteca.
  3. Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer, beber.
  4. Consulta individual.

CACIFOS

1. A utilização dos cacifos da Biblioteca (Piso 0) está reservada à colocação de bens de alunos da NMS|FCM.
  2. O aluno pode reservar o cacifo por um dia.
  3. A entrega da chave é feita mediante requisição do cacifo no balcão de atendimento.
  4. Se a chave não for devolvida até ao final do dia, sem justificação, o aluno poderá ser penalizado com a interdição de utilização dos serviços da Biblioteca (utilização de cacifos, gabinetes de estudo e empréstimos).
  5. Em caso de extravio da chave o aluno é responsável pelo pagamento de nova chave e se for o caso, substituição de fechadura.
  6. Em caso de danos causados no cacifo, o aluno é responsável pelo seu pagamento.
  7. A Biblioteca NMS-FCM declina responsabilidades em caso de desaparecimento dos bens pessoais guardados no interior de cada cacifo.
  8. É expressamente proibida a duplicação da chave recebida no momento da concessão do empréstimo do cacifo, assim como da chave de reserva.
  9. Qualquer caso omisso será resolvido pela coordenação da Biblioteca.

CAFETARIA

1. Área destinada a comer e/ou beber
  2. Evitar falar alto de modo a incomodar outros utilizadores
  3. Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar

GABINETES DE ESTUDO GRUPO

1. Conversa em tom baixo para troca de ideias.
  2. Uso de telemóvel em tom silencioso.
  3. Não é permitido fumar, comer, beber.
  4. Devem estar limpos e arrumados no final de cada utilização.

GABINETES DE ESTUDO INDIVIDUAL

1. Uso de telemóvel em tom silencioso.
  2. Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer e beber.
  3. Devem estar limpos e arrumados no final de cada utilização.

SALA DE PESQUISA

1. Utilização dos postos preferencialmente para fins de estudo estritamente individual.
  2. Não é permitida a realização de trabalhos em conjunto neste espaço, existem gabinetes de estudo para o efeito.
  3. Não é permitido deixar objetos pessoais a marcar lugar neste espaço, a Biblioteca  reserva-se o direito de retirar das mesas bens deixados indevidamente.
  4. Uso de telemóvel em tom silencioso.
  5. Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer e beber.
  6. Deve estar limpa e arrumada no decurso da sua utilização.
  7. A utilização da sala de pesquisa no período de exames ou épocas especiais de estudo está interdita aos utilizadores externos.
  8. O acesso a este espaço só é permitido a maiores de 16 anos.
  9. Relativamente á utilização de postos de pesquisa ver NORMAS DE UTILIZAÇÃO (pdf)

SALA DE LEITURA

1. Zona estritamente silenciosa.
  2. Estudo estritamente individual.
  3. Não é permitida a realização de trabalhos em conjunto neste espaço.
  4. Não é permitido deixar objetos pessoais a marcar lugar neste espaço, a Biblioteca  reserva-se o direito de retirar das mesas bens deixados indevidamente.
  5. Interdito o uso de telemóvel.
  6. Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer, beber.
  7. O acesso a este espaço só é permitido a maiores de 16 anos.

Deve ter em atenção que:

1. A Biblioteca não se responsabiliza pelo esquecimento, extravio ou dano em objetos pessoais e reserva-se o direito de retirar das mesas e desfazer-se de bens deixados, não reclamados.
  2. Não são fotocopiados itens atendendo a leis de copyright, doação em vigor.
  3. Visitas em grupo deverão ser solicitadas com antecedência.
  4. Utilizadores com necessidades especiais deverão solicitar o apoio dos funcionários no balcão de atendimento.
  5. Os funcionários da biblioteca e o segurança poderão solicitar a identificação dos utilizadores sempre que necessário.
  6. Não são permitidas fotografias ou quaisquer outros registos vídeo, audio nas instalações da biblioteca sem a devida autorização.