Normas de Funcionamento

De modo a poder proporcionar um ambiente favorável ao estudo, aprendizagem e outras atividades da Biblioteca NMS|FCM, solicita-se a todos os utilizadores o cumprimento das seguintes Normas de Funcionamento no  espaço da biblioteca, assim:

BALCÃO DE ATENDIMENTO

• Área de interface para o empréstimo domiciliário ou temporário
  • Área de gestão de utilização dos gabinetes de estudo e cacifos
  • Área de pagamento de fotocópias e impressões
  • Não fazer barulho, de modo a incomodar os outros utilizadores e usar esta zona exclusivamente para os propósitos acima mencionados
  • Tratar com cortesia e respeitosamente utilizadores e funcionários.

EXPOSIÇÃO DE REVISTAS

• Usar esta área preferencialmente para a consulta das revistas mais recentes chegadas à Biblioteca.
  • Não é permitido levar os exemplares de revistas para outros espaços da biblioteca.
  • Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer, beber.
  • Consulta individual.

CACIFOS

• A utilização dos cacifos da Biblioteca (Piso 0) está reservada à colocação de bens de alunos da NMS|FCM.
  • O aluno pode reservar o cacifo por um dia.
  • A entrega da chave é feita mediante requisição do cacifo no balcão de atendimento.
  • Se a chave não for devolvida até ao final do dia, sem justificação, o aluno poderá ser penalizado com a interdição de utilização dos serviços da Biblioteca (utilização de cacifos, gabinetes de estudo e empréstimos).
  • Em caso de extravio da chave o aluno é responsável pelo pagamento de nova chave e se for o caso, substituição de fechadura.
  • Em caso de danos causados no cacifo, o aluno é responsável pelo seu pagamento.
  • A Biblioteca NMS-FCM declina responsabilidades em caso de desaparecimento dos bens pessoais guardados no interior de cada cacifo.
  • É expressamente proibida a duplicação da chave recebida no momento da concessão do empréstimo do cacifo, assim como da chave de reserva.
  • Qualquer caso omisso será resolvido pela coordenação da Biblioteca.

CAFETARIA

• Área destinada a comer e/ou beber
  • Evitar falar alto de modo a incomodar outros utilizadores
  • Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar

GABINETES DE ESTUDO GRUPO

• Conversa em tom baixo para troca de ideias.
  • Uso de telemóvel em tom silencioso.
  • Não é permitido fumar, comer, beber.
  • Devem estar limpos e arrumados no final de cada utilização.

GABINETES DE ESTUDO INDIVIDUAL

• Uso de telemóvel em tom silencioso.
  • Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer e beber.
  • Devem estar limpos e arrumados no final de cada utilização.

SALA DE PESQUISA

• Utilização dos postos preferencialmente para fins de estudo estritamente individual.
  • Não é permitida a realização de trabalhos em conjunto neste espaço, existem gabinetes de estudo para o efeito.
  • Não é permitido deixar objetos pessoais a marcar lugar neste espaço, a Biblioteca  reserva-se o direito de retirar das mesas bens deixados indevidamente.
  • Uso de telemóvel em tom silencioso.
  • Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer e beber.
  • Deve estar limpa e arrumada no decurso da sua utilização.
  • A utilização da sala de pesquisa no período de exames está interdita aos utilizadores externos.
  • O acesso a este espaço só é permitido a maiores de 16 anos.
  • Relativamente á utilização de postos de pesquisa ver NORMAS DE UTILIZAÇÃO (pdf)

SALA DE LEITURA

• Zona estritamente silenciosa.
  • Estudo estritamente individual.
  • Não é permitida a realização de trabalhos em conjunto neste espaço.
  • Interdito o uso de telemóvel.
  • Não é permitido alterar a disposição do mobiliário, fumar, comer, beber.
  • O acesso a este espaço só é permitido a maiores de 16 anos.

Deve ter em atenção que:

• A Biblioteca não se responsabiliza pelo esquecimento, extravio ou dano em objetos pessoais e reserva-se o direito de retirar das mesas e desfazer-se de bens deixados, não reclamados.
  • Não são fotocopiados itens atendendo a leis de copyright, doação em vigor.
  • Visitas em grupo deverão ser solicitadas com antecedência.
  • Utilizadores com necessidades especiais deverão solicitar o apoio dos funcionários no balcão de atendimento.
  • Os funcionários da biblioteca e o segurança poderão solicitar a identificação dos utilizadores sempre que necessário.
  • Não são permitidas fotografias ou quaisquer outros registos vídeo, audio nas instalações da biblioteca sem a devida autorização.