Serviços de Apoio

Divisão Académica
Divisão de Recursos Humanos
Divisão de Recursos Financeiros e Patrimoniais
Gabinete de Informática e Telecomunicações
Gabinete de Assessoria, Comunicação Institucional e Marketing
Gabinete de Apoio ao Aluno

Divisão de Apoio à Investigação, Desenvolvimento e Inovação da NMS|FCM (DAI)

• Gabinete de  Educação Médica

 

DIVISÃO ACADÉMICA
A Divisão Académica (DA) é composta por três secções (Secção de Graduação, Secção de Pós-Graduação e a Secção de Intercâmbio e Mobilidade) às quais correspondem as suas áreas de atuação e competência. Cabe à DA a organização e atualização do sistema de informação de gestão dos alunos, garantir a atualização da informação respeitante aos programas e planos de estudos em vigor dos cursos ministrados na NMS|FCM e o arquivo permanente dos registos académicos, preparar os processos de submissão e avaliação dos vários Ciclos de Estudo nas suas áreas de competência e coordenar as atividades dos secretariados de ensino sob o ponto de vista académico e apoio pedagógico das unidades curriculares do Mestrado Integrado em Medicina e dos 2.ºs e 3.ºs Ciclos de Estudos da NMS|FCM.

Chefe de Divisão: Mónica Belchior

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: +351 218 803 000

DIVISÃO ACADÉMICA– SECÇÃO DE GRADUAÇÃO
Todas as informações de interesse para os alunos, designadamente: prazos de inscrições e matrículas, de exames, de pagamento de propinas, de atribuição de bolsas de mérito, entre outras, são objeto de divulgação no site da Faculdade e afixados em avisos e editais. Os alunos que ingressem na Faculdade devem, no ato de inscrição e matrícula, requerer o cartão de identificação de estudante. As propinas e os emolumentos por emissão de certidões e diplomas de licenciatura podem ser pagos na Tesouraria da Faculdade ou através do sistema Multibanco.

Coordenador: Andreia Rosado

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: +351 218 853 253
Fax: +351 218 803 016

Horário de atendimento ao público:
De segunda a sexta
das 9h30 às 16h00

DIVISÃO ACADÉMICA – SECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Por esta Secção da Divisão Académica são prestadas todas as informações necessárias aos alunos do Doutoramento e Mestrado, bem como a todos os alunos dos Cursos de Extensão Universitária.

Coordenador: Sónia Tavares

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: +351 218 803 066
Fax: +351 218 803 068

Horário de atendimento ao público:
De segunda a sexta
das 9h30 às 16h00

DIVISÃO ACADÉMICA - SECÇÃO DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE
A NMS|FCM dispõe de uma Secção de Intercâmbio e Mobilidade que presta informação na área das relações internacionais, assegurando os contactos e o desenvolvimento de protocolos com instituições de ensino superior.

Coordenador: Rita Fael

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário de atendimento:
3as e 5as das 14h às 16h
4as das 10h às 12h

 

DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
A Divisão de Recursos Humanos (DRH) é composta por quatro secções (Secção de Gestão de Docentes e Investigadores, Secção de Gestão de Não Docentes, Secção de Vencimentos e Secção de Expediente e Arquivo) às quais correspondem as suas áreas de atuação e competência. Cabe à DRH a organização, atualização e gestão dos processos individuais dos trabalhadores da NMS|FCM, a preparação de informações e propostas para apoio às decisões da Direção no âmbito da gestão de recursos humanos, organização e gestão dos recursos humanos, a organização, aplicação e apoio no âmbito dos procedimentos administrativos na aplicação do SIADAP, o processamento de remunerações e outros abonos, a elaboração de estatírticas e outros documentos de análise e metodologia simultaneamente quantitativa e qualitativa, a gestão documental, por via da receção, registo, distribuição e expedição de correspondência e documentação no âmbito da NMS|FCM, bem como prestar apoio aos órgãos e serviços da Faculdade nos termos em que lhe for determinado pela Direção.

Chefe de Divisão: Maria Madalena Palmeiro

Documentação

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Tel.: +351 218 803 000; +351 218 803 000
Fax: +351 218 851 920

Horário de atendimento ao público (presencial e telefonicamente):
De segunda a sexta das 9h00 às 16h00 (horário continuo)*
(encerra aos sábados, domingos e feriados)

*Fora do horário supra indicado não haverá lugar ao atendimento ao público, seja na forma presencial ou telefónica.

Todos os pedidos de informação, esclarecimentos e quaisquer outras questões de Recursos Humanos, deverão ser solicitados por escrito através do endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

DIVISÃO DE RECURSOS FINANCEIROS E PATRIMONIAIS

Compete à Secção de Contabilidade, Orçamento e Conta a elaboração do orçamento anual, assegurar a gestão, execução e controlo orçamental. Elaborar a conta anual de gerência e preparar os elementos para a elaboração do relatório financeiro da Faculdade. Assegurar a preparação dos indicadores de gestão que permitam acompanhar a evolução da situação financeira da Faculdade. Verificar o movimento da Tesouraria e efetuar mensalmente a sua conferência.

Chefe de Divisão: Alice Paulos

Coordenador da Secção de Contabilidade, Orçamento e Conta: Maria Lucília Fernandes Duarte

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: +351 218 803 091

Secção de Contabilidade

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: + 351 218 803 072

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: + 351 218 803 099

Horário de atendimento ao público:
De segunda a sexta
Financeiros: das 9h00 às 16h00 (não encerra à hora de almoço)
Tesouraria: das 9h30 às 16h30 (não encerra à hora de almoço)

Compete à Secção de Contratação e Aprovisionamento organizar os procedimentos de concursos, elaborar propostas para aquisição de bens e serviços e de empreitadas de obras públicas da Faculdade. Elaborar os contratos de prestação de fornecimento de bens e serviços, de empreitadas das obras públicas e proceder ao respetivo acompanhamento da sua execução financeira e de toda a documentação. Assegurar o aprovisionamento, conservação e distribuição do material necessário ao funcionamento da Faculdade. Zelar pela manutenção das instalações e equipamentos e pelo cumprimento das determinações relativas à segurança e limpeza dos mesmos. Organização e manutenção do inventário e cadastro dos bens móveis e imóveis da Faculdade.

Coordenador da Secção de Contratação e Aprovisionamento: Alexandra Silva

Pedidos de Aquisição de Bens ou Serviços

Requisições Internas de Material

Contactos
E-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Tel.: +351 218 803 008; +351 218 803 008
Fax: +351 218 803 087

Horário de atendimento ao público:
De segunda a sexta
das 9h30 às 16h00 

 

GABINETE DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES
Compete ao Gabinete de Informática e Telecomunicações (GIT) preparar as decisões da Direção na gestão de recursos informáticos, no que se refere aos acessos à Internet e às aquisições de material informático, bem como na gestão da rede de telecomunicações incluindo as suas ligações aos Hospitais articulados com a Faculdade.

Coordenador: Carlos José Brás Geraldes

Contactos
E-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Tel.: +351 218 803 075; +351 218 803 075
Fax: +351 218 803 073

 

GABINETE DE ASSESSORIA, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING
O Gabinete de Assessoria, Comunicação Institucional e Marketing (GACIM) tem como missão o estabelecimento de ações de comunicação interna e externa estipuladas pela Direção da Faculdade. Fazem parte integrante destas atividades a organização de eventos, a gestão do site institucional e do sistema de rede social, a articulação com a Associação de Estudantes e com a Associação dos Antigos Alunos e o estabelecimento de repositório de dados informatizados.

Coordenador Principal: Rosário Pinheiro

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.:
+351 218 803 086

 

GABINETE DE APOIO AO ALUNO
O Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) tem como missão apoiar os estudantes nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento pessoal, em estreita ligação com o Conselho Pedagógico e a Direção da NMS|FCM. O GAA focaliza a sua intervenção nas áreas do acolhimento e do encaminhamento de problemas académicos e psicossociais, através da promoção da comunicação dentro da Faculdade, da integração dos alunos deslocados, do apoio aos portadores de deficiência física e sensorial, assim como da articulação com a Associação de Estudantes.

Coordenador: Carlos Filipe (Prof.)
Secretariado: Andreia Bretes

Contactos
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Tel.: +351 218 803 000 (ext. 20430)
Fax +351 218 851 920

 

DIVISÃO de Apoio À INVESTIGAÇÃO, Desenvolvimento E INVESTIGAÇÃO da NMS|FCM (dAI)
O DAI funciona no Pólo de Investigação da NMS|FCM e exerce as suas atividades no domínio específico de apoio às atividades de I&I.
Compreende 3 secções: i) a Secção de Gestão de Investigação que é responsável pela procura e divulgação ativa de oportunidades de financiamento bem como, pelo apoio em todas as fases do processo de candidatura e pela gestão financeira dos projetos, nomeadamente, a mediação da comunicação entre o Investigador Responsável, a instituição de acolhimento e a entidade financiadora; ii) a Secção de Gestão de Laboratórios que tem como atribuições a gestão do equipamento comum e seus consumíveis, a promoção da Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório, a mediação da comunicação com os fornecedores de produtos de investigação; e finalmente, iii) a Secção de Inovação e Empreendorismo a quem compete a promoção do espírito empreendedor na comunidade cientifica da NMS|FCM

Chefe de Divisão: Ana Sofia Tavares

Contactos:
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

GABINETE DE EDUCAÇÃO MÉDICA

 • Assessoria Pedagógica - membro do Conselho Pedagógico e da Comissão de Acompanhamento do Novo Currículo.

• Promoção e monitorização dos mecanismos internos do Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino (SGQE), em alinhamento com as indicações do Gabinete para a Qualidade do Ensino da UNL.

• Desenvolvimento Profissional Docente - Formação Pedagógica de Docentes e apoio na atividade pedagógica dos docentes. Planificação e organização das Unidades Curriculares, condução da prática pedagógica, construção de instrumentos de avaliação da aprendizagem e do ensino, apoio nas Provas de Doutoramento e de Agregação.

• Simulação em Educação Medica - Coordenação Geral e Pedagógica do NOVA Medical Simulation Centre [NM2] (NOVA MedSim).

• Assessoria e tutoria aos estudantes - intervenção em Unidades Curriculares, articulação com a Associação de Estudantes (Secção Pedagógica e Educação Médica), articulação com estudantes Representantes de Ano e apoio pedagógico a antigos estudantes.

• Coordenação da Prova de Língua Portuguesa (Exame de equivalência ao grau de Mestrado Integrado em Medicina) – assegurar a elaboração e correção da prova realizada em todas as Escolas Médicas nacionais.

• Realização de projetos pedagógicos e/ou de investigação educacional institucional ou em parceria com outras instituições nacionais e internacionais.

Coordenadora: Patrícia Rosado Pinto (Prof.ª)

Secretariado: Nádia Martins

 

Contactos:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telf.: +351 21 880 30 00 - Ext. 26089

 

NOVA Medical Simulation Centre (NOVA MedSim)

O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino desta faculdade prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos.

Este centro promove ainda a investigação quer no âmbito da Prática Clínica, quer da Educação Médica e colabora com os estudantes em projetos de Educação Médica.

O NOVA MedSim dispõe de bancas práticas nas seguintes áreas: suporte básico de vida, via aérea e ventilação, choque, imobilizações, mama e génito-urinário feminino, génico-urinário masculino, cardiovascular, pulmonar, olho, ouvido, urgência e emergência em pediatria e neonatologia.

Coordenação Geral: Maria Teresa Neto (Prof.ª)

Coordenadora no Pólo de Investigação da NMS|FCM: Teresa Monteiro (Prof.ª)

Coordenadores no Pólo do Hospital de Dona Estefânia: Maria Teresa Neto e Pedro Garcia (Profs.)

Coordenador no Pólo do Hospital de São Francisco Xavier: Pedro Póvoa (Prof.)

Contactos:
E-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telf.: +351 21 880 30 00 - Ext. 26089