Apoio ao utilizador

Informação aos utilizadores da Biblioteca NMS|FCM

A Biblioteca, Serviço de Documentação e Informação da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, é uma Biblioteca especializada em biomedicina, incluindo também áreas afins e complementares.

É uma biblioteca universitária do Ensino Superior Público, destinada a pessoas que estudam e trabalham na NMS|FCM (utilizadores internos) e ao público em geral (utilizadores externos).

Apoio geral aos utilizadores da Biblioteca NMS|FCM

A Biblioteca NMS|FCM disponibiliza presencialmente apoio nas pesquisas com recurso às fontes de informação disponíveis, em diversos suportes (papel, eletrónico) e orientação para fontes de informação e documentos não existentes nas suas colecções no Gabinete de Apoio ao Utilizador, no Piso -2, veja Horário

Apoio INFORMÁTICO aos utilizadores da Biblioteca NMS|FCM

A Biblioteca NMS|FCM disponibiliza no Gabinete de Apoio Informático (Piso -1), entre as 14:0 e as 17:00h, apoio presencial aos utilizadores internos, que necessitem de ajuda para a instalação daVPN (Virtual Private Network) - fundamental para o acesso a recursos electrónicos subscritos pela Faculdade.
Os utilizadores podem solicitar este serviço no Balcão de Atendimento da Biblioteca (Piso 0), através de marcação por telefone  (21 880 3055) ou e-mail ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ).

Localização e Obtenção de Documentação (exterior)

A Biblioteca NMS|FCM disponibiliza para os utilizadores internos o serviço de localização e obtenção no exterior de livros (Empréstimo entre Bibliotecas) e de artigos de revistas (bibliotecas da área da Saúde, British Library) não existentes nas coleções da NMS|FCM, veja contatos, aqui.

Faculta, a título institucional (pedidos intermediados por serviços congéneres), o empréstimo e fornecimento de documentação, no âmbito da prática nacional de Empréstimo-Entre-Bibliotecas (EEB), mais info

Ações de formação

Ações de formação destinadas a utilizadores internos (alunos do 1º ano, utilização do EndNoteWeb, outros).

Utilizadores Externos

Para utilizar a Biblioteca se for utilizador externo, deverá registar alguns dados para a sua identificação no balcão de atendimento, Piso 0.
Não é permitido o acesso a crianças com menos de 16 anos. Se tiver necessidades especiais solicite o apoio dos funcionários e segurança no referido balcão.

Está interdita a  utilização da sala de pesquisa no Piso -1, no período de exames (definido anualmente).

O edifício da Biblioteca NMS|FCM está aberto de 2ª a 6ª feira, antes de se deslocar clique para saber qual o horário, serviços disponíveis e as notícias, para qualquer alteração no funcionamento.

Consultar livros, revistas, teses

Informação sobre as existências da Biblioteca NMS|FCM estão disponíveis no Catálogo NMS|FCM. Pode pesquisar por assunto, título, autor. Os livros e teses encontram-se em livre acesso na sala de leitura do Piso -2.

Se precisar de ajuda solicite informação, quer no Gabinete de Apoio ao Utilizador (Piso -2), quer no balcão de atendimento (Piso 0). Ver aqui os horários.

Acesso a Recursos Eletrónicos

Pode aceder aos recursos online disponíveis nos postos de computador da sala de pesquisa, no Piso -1, como utilizador “walk in”.